Avança na Câmara PL que cria cadastro nacional de bloqueio de ligações de telemarketing

Foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8.195/2017, que cria um cadastro nacional para bloqueio de ligações de telemarketing. O texto, que tramita em caráter terminativo nas comissões da casa, agora seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja aprovado na CCJ, o PL seguirá direto para o Senado Federal.

A proposta aprovada foi um substitutivo apresentado pelo deputado Luis Miranda (Republicanos-DF), que estende a criação do cadastro nacional também para serviços de telemarketing de diversos segmentos, como financeiro e varejo.

O texto também estende a vedação de contato com o consumidor que se cadastra mediante mensagens de telemarketing e não apenas às ligações. "É igualmente medida oportuna, pois alcança o envio de mensagens de texto não solicitadas, cujo excesso é extremamente incômodo ao usuário de telefonia", diz Miranda no seu parecer.

Notícias relacionadas

A medida proposta no PL se soma às ações já implementadas pela Anatel. No último dia 18 de outubro, a Anatel anunciou nova cautelar para o combate às chamadas abusivas de telemarketing, emitindo um despacho decisório com previsão de seis meses (até abril de 2023). A determinação da agência, válida desde o último dia 3 de novembro, é que 26 prestadoras de telecom identifiquem ofensoras e procedam o bloqueio por 15 dias da capacidade de originar chamadas de telefonia fixa ou móvel. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!