Após obter autorização da Anatel para a constelação de satélites em baixa órbita Kuiper operar no Brasil, a Amazon deve ter a busca de parceiros locais e de governos como próximos passos.
"O Projeto Kuiper vai trazer banda larga rápida e acessível para o Brasil, por meio de uma constelação de satélites em órbita baixa da Terra. Agradecemos à Anatel por conceder rápida aprovação para nossa rede de satélites, e estamos animados em trabalhar com governos e parceiros locais para conectar clientes e comunidades por todo o País", apontou a empresa, em nota enviada à imprensa.
A vigência da autorização concedida pela Anatel será de cinco anos, além de prazo de dois anos fixado para entrada em operação do sistema no Brasil. A constelação LEO da Amazon prevê 98 planos orbitais e 3.236 satélites quando completa. Em abril, a empresa celebrou acordos para lançamentos dos artefatos da Kuiper, começando a partir de 2023.
Ato
Na sexta-feira, 11, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o acórdão da Anatel com a autorização do direito de exploração para a Kuiper no Brasil, formalizando o ato tomado pela agência.