?Não há restrição contra VoIP?, esclarece Anatel

A Anatel encaminhou comunicado à imprensa esclarecendo que não há qualquer restrição regulamentar contra a oferta de serviços de voz sobre IP (VoIP) por prestadoras de Serviços de Comunicação Multimídia (SCM). Além disso, a agência lembrou que contratos SCM, como aqueles de acesso banda larga via ADSL, ?não podem impor restrições à transmissão de nenhum tipo de sinal (áudio, vídeo, dados, voz e outros sons, imagens, textos e outras informações), por ser um serviço abrangente que, por definição, possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia definidas como sinais de áudio, vídeo, dados, voz e outros sons, imagens, textos e outras informações?.
Na prática, a Anatel deixa claro que pelas regras do SCM as concessionárias de telefonia fixa não podem bloquear o uso de VoIP através de suas redes. O comunicado foi enviado em função de recentes notícias publicadas na imprensa de que a Telemar iria bloquear o uso de VoIP para os clientes do Velox.
A Anatel ressaltou que o VoIP é uma tecnologia e não um serviço e que a agência tem como diretriz não regulamentar as tecnologias, mas, sim, os serviços. Por fim, o documento cita três diferentes tipos de uso de VoIP e suas implicações regulatórias: 1) comunicação entre computadores, o que seria um serviço de valor adicionado e não de telecomunicações; 2) uso do VoIP dentro de redes corporativas ou de prestadoras de telecomunicações, de maneira transparente ao usuário. Nesse caso é necessária uma autorização da agência, não por causa da tecnologia em si, mas por se tratar de um serviço de telecomunicação; 3) serviço de VoIP vendido ao usuário final para realização de chamadas de voz a quaisquer números telefônicos. Nesse caso, é telecomunicação e requer uma autorização de SCM expedida pela agência.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!