Novo Conselho Superior de Cinema sai esta semana; confira os nomes

Foto: Pexels/Pixabay

Embora a portaria ainda não tenha sido liberada (a expectativa é que seja publicada ainda esta semana), a nova formação do Conselho Superior de Cinema do Ministério da Cultura já tem nomes confirmados. No último mês, durante o FAM 2023 (Florianópolis Audiovisual Mercosul), Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual, adiantou que pela primeira vez na história a composição teria o mesmo número de homens e mulheres, além de representantes de todas as regiões do Brasil, e que a demora na nomeação se deu porque ela estaria ouvindo as considerações de diferentes entidades do setor. A coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, divulgou os nomeados e suplentes, informando que 12 pessoas irão compor a ala da sociedade civil do CSC e que as outras 12 serão indicadas por ministérios do Governo, das pastas Fazenda, Planejamento e Direitos Humanos, além do MinC. A maior parte dos nomes foi confirmada por este noticiário. Na comparação com as composições anteriores, nota-se a ausência de representantes das plataformas de streaming e empresas de internet estrangeiras e estúdios internacionais, que figuraram em composições anteriores. O conselho é responsável pela elaboração das diretrizes e políticas públicas para o setor audiovisual que devem ser implementadas pela Ancine tanto com medidas regulatórias como instrumentos de fomento. Entre as prioridades, a regulação do vídeo-sob-demadna e do streaming estão no topo da lista de boa parte dos indicados, segundo apuração da TELA VIVA.

Notícias relacionadas

Nomeados e suplentes 

Farão parte como titulares a sócia da Têm Dendê Produções, Vânia Lima; o produtor acreano Clemilson Farias; o diretor de assuntos legais e regulatórios da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Rodolfo Salema; Cíntia Domit Bittar, sócia da produtora Novelo Filmes; a presidente da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), Tatiana Carvalho Costa; e a presidente do Forcine (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual), Aletéia Selonk. A lista segue com o produtor e sócio da Urca Filmes, Leonardo Edde; o diretor de programação da Claro, Fernando Magalhães; o diretor-geral da Paris Filmes, Marcio Fraccaroli; Debora Ivanov e Rosana Alcântara, ex-diretoras da Ancine; e o presidente da Abraplex (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex), Marcos Barros.

Os suplentes serão Jussara Locateli, coordenadora do FAMES (Fórum Audiovisual de Minas Gerais, Espírito Santo e estados do Sul do Brasil); Gabriel Pires, coordenador do Nordeste Lab; Mauro Garcia, presidente-executivo da Bravi; a cineasta Joyce Prado; a produtora Mariza Leão; a roteirista Jaqueline Souza; Luiza Lins, diretora-geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis; Gustavo Steinberg, presidente do BIG Festival; o professor Alfredo Manevy; Paula Gomes, diretora-geral da distribuidora Olhar; Cícero Aragon, diretor-presidente do grupo Box Brazil; e Jack Silva, diretor da AEXIB (Associação dos Exibidores de Pequeno e Médio Porte).  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!