Winity contrata Amdocs para ajudar no desenho e expansão de sua rede móvel

[Publicado originalmente no Mobile Time] A Winity Telecom firmou uma parceria com a Amdocs para começar a implementar redes e serviços móveis 4G e 5G em regiões remotas do País. Apresentado com exclusividade para Mobile Time e BNAmericas nesta quinta-feira, 8, o acordo tem como objetivo ajudar a operadora de rede neutra (que recentemente anunciou parceria com a Vivo) a oferecer cobertura móvel para 600 pequenos municípios e 35 mil km de rodovias – as contrapartidas estipuladas à operadora vencedora de um dos lotes de 700 MHz do leilão do 5G no ano passado.

Segundo Estevam Araujo, CTIO da Winity, a parceria permite à companhia "alavancar a implementação rápida" de redes 4G/5G, pois usará a tecnologia mais recente da Amdocs. O executivo explica ainda que, com as redes celulares ganhando tração no Brasil e conectando mais regiões brasileiras, a operadora quer construir "uma estrutura de rede de ponta" para trazer mais oportunidades a todos.

O contrato entre a fornecedora e a operadora do Grupo Pátria é de seis anos e visa acompanhar todo o período de implantação da rede, conforme metas de qualidade e prazos definidos.

Notícias relacionadas

Desafios

Por sua vez, o diretor de vendas da Amdocs CALA, Ralf Souza, diz que montar "uma rede nacional do zero, por si só, já é um grande desafio". Entre eles, o executivo lista:

  • Cronograma apertado para implementação e ativação da rede;
  • Uma grande quantidade de sites que precisam ser analisados, sob vários aspectos, até que finalmente sejam aprovados para implementação;
  • Prover cobertura para áreas remotas exige criar uma infraestrutura completamente nova, muitas vezes com abertura de estradas para levar energia até a estação radiobase nas quais os equipamentos ficarão instalados, o que muitas vezes envolve custo adicional;
  • Maximizar o potencial da cobertura 4G ao mesmo tempo em que prepara o caminho para migração para as próximas gerações da conectividade móvel.

"As atuações de uma operadora neutra estão focadas no desenvolvimento de novos núcleos de consumidores. Entretanto, eles (operadores de rede neutra) demandarão o mesmo nível de qualidade de atendimento aos assinantes já existentes nas operações tradicionais. O projeto exige implementações e expansões rápidas com alto nível de qualidade e oferta de serviços", explica Ralf Souza, diretor de vendas da Amdocs CALA.

Souza explica que o projeto tem como objetivo redução de custos e dinamização dos recursos que será feito pela equipe das duas companhias. Deu como exemplo o fato de que um projeto bem executado evita a utilização de sites desnecessários e promove a continuidade de cobertura esperada: "Desta forma teremos garantia de que a Winity utilizará o máximo da rede implantada", completa.

Monetização de rede

Souza explica que, em uma segunda fase do projeto, após auxiliar na instalação das redes nas cidades e rodovias, a Winity avaliará a expansão de seu portfólio de oferta de serviços. "As redes neutras abrem um novo leque de possibilidades para o mercado. A Winity poderá monetizar sua rede oferecendo serviços para as demais operadoras onde não tenham cobertura", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!