Nokia leva 5G standalone e fatiamento de rede para banda larga fixa na Finlândia

Foto: Pixabay

A operadora finlandesa Telia e a fornecedora Nokia anunciaram o início da implementação de uma rede fixa sem fio (FWA) comercial baseada em 5G standalone e com funcionalidades de fatiamento de rede (network slicing).

Com o 5G SA aplicado na banda larga residencial, a Telia pretende habilitar uma gama de ofertas "com níveis de serviços garantidos". "A introdução do fatiamento de rede significará que a Telia pode alocar dinamicamente uma parte da rede para o 5G FWA, equilibrar com flexibilidade o tráfego entre FWA e usuários móveis e fornecer novos serviços, como fatiamento baseado em categorias de aplicativo", explicou comunicado da dupla.

Entre os casos de uso que teriam o slicing como pilar estão aplicações de games na nuvem e de realidade estendida, afirmam as empresas. Em paralelo, a possibilidade de gerenciamento das redes a partir de automação praticamente "zero-touch" é vista como outro diferencial.

Notícias relacionadas

Equipamentos de casa dos clientes da Nokia também fazem parte do acordo para desenvolvimento da oferta fixa sem fio 5G no país europeu. A Telia ainda vai utilizar a tecnologia de agregação de frequências (carrier aggregation) da parceira para otimizar o uso do espectro em determinadas regiões da Finlândia.

O projeto foi classificado pela dupla como o primeiro do gênero em escala global. Para tal, a Nokia teve que atualizar as estações rádio base existentes da operadora – que tem a fornecedora como único vendor para redes de acesso e núcleo (core) 5G na Finlândia. Além de sua terra natal, a Nokia atende a Telia Company em mercados como Dinamarca, Estônia, Lituânia, Noruega e Suécia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!