Google firma parceria para oferta de banda larga por satélite

A Google, a companhia de satélite O3b Networks do Reino Unido e investidores firmaram uma parceria para a oferta de serviços de redes sem fio de alta velocidade a preços baixos para áreas sem infra-estrutura de fibras ópticas.
A O3B quer alcançar "os outros 3 bilhões de usuários" referindo-se à população mundial que ainda não tem acesso à internet. A empresa vai lançar 16 satélites de média órbita (MEO – medium earth orbit) para a venda de capacidade de backhaul para ISPs (Inernet Service Providers) e operadoras de telecomunicações.
A capacidade de backhaul de satélites geoestacionários pode custar até US$ 4 mil por megabit por mês. A O3b quer oferecer a mesma capacidade por US$ 500 ou menos por meio dos satélites de média órbita.

Notícias relacionadas
Entre os investidores do projeto estão o HSBC Principal Investments e a Liberty Global que oferece rede IP e acesso à interent em 15 países, além da Google que apóia outras iniciativas de banda larga para acesso à internet.
Os serviços da O3B devem ser oferecidos até o final de 2010 com velocidades acima de 10 Gbps para áreas como a América Latina, Leste Europeu, África e Ásia.

Evento

Acontece nos dias 2 e 3 de outubro, no Rio de Janeiro, o 8º Congresso Latino-Americano de Satélites, realizado pela revista TELETIME. No encontro, as alternativas de acesso via satélite para serviços de banda larga estarão em discussão. Mais informações pelo site www.teletime.com.br/eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!