A Nii Holdings, controladora da Nextel na América Latina, irá vender torres no Brasil e no México para a American Tower Corporation (AMT), segundo anúncio da empresa desta sexta-feira, 9. As vendas serão de aproximadamente 2.790 torres no País e 1.666 no México em duas transações separadas de US$ 413 milhões e US$ 398 milhões, respectivamente. Esses valores ainda estão sujeitos a ajustes que dependem do número certo de torres vendidas.
As empresas fizeram um acordo de leaseback das torres, no qual a Nextel Brasil e a Nextel México deverão vender as torres para a AMT e arrendá-las de volta por 12 anos no mínimo, com a opção de estender esse período. As transações ainda estão sujeitas a aprovações regulatórias e devem ser concluídas no último trimestre deste ano.
A Nii International Telecom S.C.A, subsidiária da Nii em Luxemburgo, vai fornecer um suporte de crédito à Nextel Brasil para cumprimento de obrigações. Segundo comunicado da Nii, a receita da venda das torres será revertida para financiar os investimentos na implantação de novas redes no Brasil e no México. Esse acordo faz parte de uma estratégia da empresa para conseguir fundos e melhorar seu desempenho.