Empresas discutem criação de braço da MMA no Brasil

A Mobile Marketing Association (MMA), entidade norte-americana que entre outras atividades define regras para ações de marketing sobre redes móveis, pretende criar um chapter regional para a América Latina dentro de 120 dias. A informação vem da diretora executiva da entidade, Laura Marriott, uma das palestrantes do 5º Tela Viva Móvel, realizado nesta terça-feira, 9, em São Paulo. Hoje, a MMA tem chapters na América do Norte e na Europa.
Aproveitando a vinda da executiva, executivos de diversas empresas atuantes no País se reuniram depois do evento para discutir a possibilidade de criar um braço nacional da MMA. Estavam representadas na reunião grandes companhias do segmento de valor adicionado no Brasil, como Yavox, Okto, AtchikRealtime e Cyclelogic. Do lado das operadoras, esteve presente apenas a Oi.
As empresas brasileiras ainda têm dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de se criar um braço da MMA no País ou criar uma entidade independente. O preço para se tornar membro da MMA assustou alguns dos participantes da reunião ? pode ser até US$ 5 mil/ano dependendo do porte da companhia. Por outro lado, a possibilidade de estar em contato com diversas empresas de outros países e aprender com a experiência delas é considerado um ponto positivo. Além disso, a opção pela MMA pode ser mais rápida do que a de criar uma associação independente.

Notícias relacionadas
Laura explicou que a MMA pretende trabalhar com padrões e regras globais para o mobile marketing, mas haverá flexibilidade para se criar regras regionais ou até nacionais. O mais difícil, porém, talvez seja conjugar os interesses diversos dos diferentes associados.

Operadoras

Parece existir um consenso entre as empresas nacionais de que é preciso haver a participação das operadoras na futura associação ? seja ela um braço da MMA ou não. Laura comentou que no mundo todo é difícil convencer as operadoras a participar. ?Na Áustria foi especialmente complicado?, comentou. Mas a executiva acredita que os resultados positivos do mobile marketing nas regiões com presença da MMA pode ajudar a atrair as operadoras.
Na MMA americana não apenas as operadoras participam, mas também os fabricantes de handsets e todos os demais atores na cadeia de valor do mobile marketing, inclusive grandes anunciantes. A MMA tem hoje 300 empresas associadas em 21 países. Na Europa, existe MMA na França, na Espanha, na Áustria e no Reino Unido.

Associação

A vontade das empresas brasileiras de valor adicionado de se agruparem em uma associação existe há bastante tempo. As primeiras reuniões com este objetivo aconteceram no ano passado, quando a ausência das operadoras desestimulou um pouco as companhias interessadas. Agora, com a abertura do diálogo direto com a MMA, essa idéia volta a ganhar força.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!