Mercado de processadores para smartphones deve gerar receita de US$ 30 bi em 2018

O mercado de processadores com funções integradas para smartphones deverá obter receitas de US$ 30 bilhões em 2018, de acordo com previsão da Strategy Analytics divulgada nesta quarta, 9. Esses componentes deverão ter um crescimento médio anual composto (CAGR) de 10,8% graças ao aumento da demanda por tecnologias como LTE-Advanced, arquiteturas de 64 bits, componentes multicore e novas técnicas de processamentos de semicondutores.

Notícias relacionadas
Por outro lado, processadores dedicados deverão ter uma queda na penetração nos aparelhos, saindo de 38% em 2012 para 28% em 2018. Isso pode ser atribuído, segundo a empresa, ao aumento de fornecedores que oferecem soluções integradas, como Qualcomm, MediaTek, Spreadtrum, Broadcom e Marvell. Por sua vez, o mercado de processadores de múltiplos núcleos deverá estar presente em "quase 100%" dos aparelhos daqui a quatro anos – a penetração em 2012 era de 50%.

A adoção de processadores com arquitetura de 64 bits também deverá crescer exponencialmente, saindo de 3% em 2013 para aproximadamente 75% em 2018. De acordo com a Strategy Analytics, esse mercado será liderado pela Apple, Intel, Qualcomm e Samsung.

Enquanto isso, a arquitetura ARM diminuirá sua presença nos aparelhos para 83% em 2018, um contraste com 2012, quando era praticamente onipresente. A empresa de pesquisa diz que isso se deve aos esforços da Intel no mercado de smartphones com tecnologias de processadores em 14 nm. "A Strategy Analytics acredita que futuros produtos da Intel com 3G/4G integrado poderiam erguer a participação da companhia no mercado de processadores de aplicações para smartphones em curto prazo", afirma o diretor de serviços de tecnologias e componentes de handsets da companhia, Stuart Robinson, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!