Setor tem prognóstico favorável para o primeiro trimestre

São bastante otimistas as expectativas em relação aos balanços de telecomunicações para o primeiro trimestre de 2003. Relatório distribuído esta semana pela Espírito Santo Research faz prognósticos favoráveis tanto para a telefonia fixa quanto para a celular.
As empresas de telefonia fixa são, de um lado, beneficiadas pelo reajuste de tarifas dos serviços móveis efetivado em fevereiro. As margens de EBITDA devem aumentar em relação ao quarto trimestre de 2002. No entanto, apenas a BrT tende a apresentar crescimento na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
Deve ser registrado um aumento de lucro apenas na BrT e Telesp fixa (Telefônica), ?a primeira em um patamar mais acentuado do que a segunda?. Prevê-se igualmente uma melhora do desempenho da Embratel, inclusive com a apresentação de um pequeno lucro ?caso seu desempenho operacional não apresente deterioração?. O grande destaque do segmento, portanto, deve ser a BrT.

Notícias relacionadas
No caso das celulares, a maior parte das empresas deve apresentar resultado líquido acima do obtido no primeiro trimestre de 2002. Isso, em grande parte, devido à melhoria dos resultados operacionais em termos absolutos. As margens de EBITDA, porém, devem cair na maioria dos casos devido ao aumento da concorrência.
Quando comparado ao quarto trimestre de 2002, no entanto, empresas como Tele Sudeste, Tele Celular Sul e TCO, cujas margens sofreram forte impacto, devem se sair melhores. Pode-se esperar, ainda, maiores churns nas empresas de banda A no primeiro trimestre de 2003 em comparação com o quarto trimestre do ano passado. Os destaques ficam por conta da Tele Nordeste, Telemig e CRT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!