Publicidade
Início Newsletter Emissoras indicam satélites da StarOne e Sky para receber sinais de banda...

Emissoras indicam satélites da StarOne e Sky para receber sinais de banda Ku

As emissoras de TV já indicaram ao GAISPI (grupo de acompanhamento que supervisiona a implementação das obrigações da faixa de 3,5 GHz) os dois satélites para os quais pretendem direcionar as transmissões dos sinais de TV aberta em banda Ku. São os satélites StarOne D2 e o IS-32, da operadora de TV paga Sky. A decisão final, contudo, ainda depende de uma avaliação técnica e a adequação das duas plataformas ao que está disposto no edital de 5G, o que depende de uma análise da Anatel que ainda não foi feita. A reunião para bater o martelo está marcada para o dia 16 de março.

O StarOne D2 é um satélite da Embratel/Claro recém lançado e que fica posicionado a 70º Oeste e o uso desta plataforma era tida como certa considerando os contratos já existentes entre as emissoras de TV e a Claro para uso do StarOne C2, onde hoje estão os canais transmitidos em banda C. Já a Sky, cujo satélite IS-32 está na posição 43ºO, entrou no páreo no final do ano passado com uma proposta de valor extremamente agressiva junto às emissoras. Mas a empresa também tem um relacionamento com as radiodifusoras porque muitos dos sinais da banda C já são distribuídos na sua operação de TV paga.

A decisão das emissoras de TV assume como premissa que todos os canais previstos no edital estarão nos dois satélites simultaneamente (ou seja, funcionarão de forma redundante) e que ambos serão transmitidos de forma aberta. Ou seja, o fato de  ser utilizado o satélite da Sky não significa que o serviço será pago.

Notícias relacionadas

Segundo apurou TELETIME, a opção das emissoras por estes dois satélites observou as melhores condições econômicas para a radiodifusão e o cumprimento dos critérios técnicos. Mas a Anatel ainda avaliará se haverá impactos significativos do uso de dois satélites tão distantes no arco orbital do ponto de vista de custo de apontamento e instalação, assim como a capacidade real dos dois satélites, vida útil etc. 

Os sinais distribuídos pelos satélites em banda Ku estão abrigando a migração dos sinais de TV aberta na banda C. Essa migração é necessária para evitar riscos de interferências do 5G com a recepção de TV via antenas parabólicas. Os beneficiários do Cadastro Único que utilizem parabólicas em banda C receberão gratuitamente kits de recepção em banda Ku. Para os demais usuários, a migração acontecerá voluntariamente e sem subsídio público, mas as transmissões dos canais abertos será interrompida na banda C.

29 COMENTÁRIOS

    • Uma coisa não tem nada haver com. A outra. A Hughes net e a yash já transmite internet via satélite se vc quiser é só assinar com uma das duas. Ou vc acha mesmo que o governo dará internet gratuita via satélite pra todos os brasileiros? E como fica as empresas que o governo arrecada bilhões em impostos comofica. A claro lançou o seu novo satélite D2 que oferecerá internet gratuita pra Câmara, senado, e pro STF e pra todas esplanadas gratuita. Enquanto o povo tem que pagar caríssimo pra oi, vivo, Tim, claro, sumicyt… Isso é Brasil.

  1. Na minha opinião uma vergonha… grandes emissoras escolheram dois satélites com pouca capacidade livre em banda KU para que novos players não possam entrar no mercado, aposto que vão escolher o H264 para caberem ainda menos canais nas TPs. Ainda pegaram dois satélites distantes fugindo da proposta inicial de termos dois satélites próximos para termos abundancia de TPs, querem manter o monopólio do sistema mesmo. ANATEL tem que regulamentar esse setor imediatamente obrigando sinal FTA e proibindo a codificação, se ficar nas mãos dessas emissoras não vai demorar pra começarem a cobrar mensalidade no sistema codificado deles que atualmente é maquiado como “sistema regional”.

  2. Bom na minha opinião não há espaço pra dois satélites tão distante apenas um será escolhido pra mim ser fosse 43 w da sky seria ótimo pela elevação ser muito boa no minha região pode construi até prédio de 20 andares que pega já da claro 70 w ficaria impossível sintonizar mais vamos aguardar os próximos capítulos pois só será possível um satelite de até 5 graus de um pra outro pra termos uma ecelente recepção sem mais obg desde já

  3. Tv aberta no Brasil e uma porcaria sein criatividade não tein mais educação DO baixaria ainda beim que a gestão de hoje tirou muita coiza desta Globo destruidora de lar e mandava até nos eportes precisamos mais de canais educativos tipo agro matemáticas português histórias precisamos de crianças e jovein mais inteligentes as tv do brasil aberta e so intereçar políticos e comercial se o tiririca se candidatar a presidente da República ganha estirado trabalho com TV desde quando a antena era Bombril válvulas e seletoraer bom hoje as piratas ganha o longe valeu tomate.tv

  4. A SKY JÁ TINHA DITO QUE SE FOSSE TIRADO OS TRIBUTOS EM CIMA DA DISTRIBUIÇÃO DOS CANAIS ABERTOS E SE AS GRANDES REDES PARASSEM DE COBRAR A OPERADORA PELA DISTRIBUIÇÃO DOS SINAIS ELA ABRIRIA OS SINAIS DAS EMISSORAS NO SATÉLITE.
    PROVAVELMENTE ELA ABRIRÁ OS SINAIS DESTES CANAIS NO SATÉLITE DELA E ADICIONARÁ OS OUTROS E AINDA PODERÁ COBRAR POR RECARGAS DOS CANAIS FECHADOS E SOBRE AS INSTALAÇÕES, A SKY E A CLARO VÃO USAR DE TODA INFRAESTRUTURA DE DÉCADAS NA ÁREA.

  5. Hoje nós técnicos estamos perdidos ,tudo que o governo começou a fazer nada terminou e nada está funcionando bem ,tv digital que não termina nunca ,telefonia tudo enrolada agora o satélite mais perdido que nos no espaço.

  6. A oi tv hoje ela cobra uma recarga de 1 a 2 anos para o cliente ter acesso aos canais aberto. Como ficará essa situação com a falida oi tv? Antes prometia liberdade ao seus clientes, hoje priva e cobra para o cliente assistir os canais aberto. Na minha opinião desrespeitoso e uma prática abusiva. Como ficará essa situação com esse oi tv que cobra tudo até o sinal aberto.

  7. Acredito que não serão esses dois satelites a serem escolhidos, porque não vai dar para usar os dois em uma única antena. Agora na matéria diz que os dois satélites terão os mesmos canais sendo transmitidos . Daí basta por uma antena só, o Instalador vai optar pelo que tiver melhor visada para o local .

  8. E cada hora inventam uma coisa nova,eu acho que o aproveitamento do satélite da StarOne para a banda Ku seja uma jogada,isso depois vai implicar no bolso do cliente,aliás!são dois satélites a passarem para a banda Ku,vamos aguardar por novas notícias.

  9. A Anatel é uma safada. Arrecadou 49 bilhões no leilão do 5G e vai fazer os usuários de antenas parabólicas gastarem de 700,00 a 900,00 reais se quiserem continuar com sinal de TV

  10. Eu queria Luiz Inácio roubando a vista de todos. esses moralistas que quando saírem não vai ser fácil de alguém conseguir tapar o rombo que estão preparando pra deixar.essas operadoras de sinal aberto e fechado fazem o que querem a hora quê querem e nós vendedores e instaladores que levamos fama de picareta aqui no final da linha.de manhã o serviço é de um jeito de tarde de outro.nunca perguntam nada pra nós somente impõem e pronto.
    É a gangue do monopólio.

  11. Na minha opinião , tem q liberar todos sinais de tvs abertas em HD digital em um só” Satélite” em uma posição q facilite o apontamento das parabólicas em todos lugares do Brasil. Principalmente na Região NORDESTE E NORTE Q 95 % DOS USUÁRIOS DE TVS ASSISTEM ATRAVÉS DE PARABÓLICAS COM SINAL VIA-SATÉLITE.
    BEM Q PODERIA SER O STAR – ONE -C3 Q JÁ TEM MUITOS CANAIS ABERTOS E E DE FÁCIL LOCALIZAÇÃO.
    Paullo Botafogo 7395 ✌ Santa Luzia 13 ✌ Paraíba Brasil⭐✌

  12. TODOS SINAIS HD DIGITAL ABERTO E GRATUITO NAS PARABÓLICAS VIA-SATÉLITE PARA TODAS REGIÕES DO BRASIL ESPECIALMENTE O NORDESTE Q 95% USAM PARABÓLICAS . E MUITAS VEZES SÃO PREJUDICADOS PELAS OPERADORAS DE SINAIS PAGOS Q VIVE CODIFICANDO OS SINAIS ABERTOS Q TEM Q SER GRATUITO E LIVRES PRA PESSOA Q USAM PARABÓLICAS Q NA MAIORIA SÃO DE BAIXA – RENDA, E GASTOU DINHEIRO Q PODIA SER PRA COMPRAR ALIMENTAÇÃO PRA COMPRAR UMA PARABÓLICA E UM RECEPTOR HD MUITO CARO .
    Paullo Almeida Santa Luzia PB.

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile