5G: Embratel oferece migração da banda C para Ku no mesmo satélite

Teleporto da Embratel

Após o anúncio do lançamento do Star One D2 nesta semana, a Embratel afirma que está "pronta para migração das antenas parabólicas de banda C" para a banda Ku por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G. O braço corporativo da Claro afirmou nesta sexta-feira, 23, que "já possui ampla capacidade em banda Ku para atender o mercado", e que o D2 trará mais transponders para esse espectro. 

A Embratel tem hoje o Star One C2, que abriga a maior parte dos canais abertos distribuídos via satélite na banda C. O satélite está posicionado em 70º Oeste, e atende atualmente a mais de 20 milhões de lares com sinal aberto de TV na banda C (ou seja, a TVRO). Mas o processo de implementação de 5G prevê a migração desses canais todos para a banda Ku, em um ou mais satélites. A vantagem do StarOne D2, que já viria para substituir o C2 na mesma posição orbital, é que ele terá também transponders em banda Ku e em tese poderia abrir os canais de TV na nova frequência mantendo o apontamento. 

No comunicado, a companhia do grupo Claro Brasil destaca que traz outras soluções para a radiodifusão. "Além de capacidade satelital, ainda investimos em tecnologias que suportam a troca de conteúdo, seja para entradas em tempo real ou envio de arquivos em alta velocidade, como redes móveis e Nuvem, para garantir ainda mais agilidade na transmissão e acesso ao conteúdo das emissoras", diz o diretor-executivo da Embratel, Gustavo Silbert.

Notícias relacionadas

Com potência estimada de 19,2 KW e massa de lançamento de 7 toneladas, o Star One D2 vai adicionar capacidade também em banda Ka e banda X (para uso militar). Na banda C serão 28 transponders, enquanto na banda Ku haverá 24 transponders. A companhia espera atender ao parque das TVROs, TV por assinatura, backhaul de serviço móvel, dados, vídeo e Internet para clientes corporativos e de governo. 

O satélite será lançado na sexta-feira da semana que vem, dia 30, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Arianespace (clique aqui para acessar). 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!