Tensões entre ministros podem se refletir no setor de telecom

Tensões entre os principais ministros do governo podem repercutir no setor de telecomunicações, tanto no que diz respeito à escolha dos novos conselheiros da Anatel, quanto na definição da base de reajuste das tarifas telefônicas prevista para este mês. É o que TELETIME News ouviu de fonte muito bem situada no Palácio do Planalto.
Segundo essa fonte, a melhoria da atividade econômica teria encorajado o grupo do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, em uma ofensiva contra todas as resistências internas à política econômica. Indica, nesse sentido, as facilidades dadas pela equipe econômica à grande imprensa, para as reportagens e entrevistas publicadas nos últimos sete dias. Palocci aparece como vencedor de uma batalha contra ministros petistas esquerdistas e/ou nacionalistas (Casa Civil, Reforma Agrária, Cidades, Minas e Energia, entre outros), com o apoio, aliás, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estaria irritado com o que entende ser a ineficácia de alguns de seus companheiros de partido. Seria seqüência lógica dessa campanha a declaração de Palocci na posse do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) praticamente decretando o fim da trajetória de queda das taxas de juros.

Reflexos

Notícias relacionadas

A proeminência de Palocci deve produzir efeitos no setor de telecomunicações. Na sua linha de atuação, contra qualquer ruído que possa contrariar a paz do mercado, diz a fonte, ele provavelmente tentará interferir na escolha de nomes para preencher as duas vagar no Conselho da Anatel -inclusive naquela já dada como certa, de Plínio de Aguiar Júnior. No que se refere ao aumento das tarifas, abre-se também a dúvida se prevalecerá a posição dos ministros José Dirceu e Eunício de Oliveira, de reajuste conforme os contratos, pelo IGP-DI, mas com base nas tarifas atuais corrigidas pelo IPCA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!