Grupo TIM rebate Merlyn Partners sobre projeto de reestruturação

Foto: Pexels

O Grupo TIM rebateu nesta segunda-feira, 8, uma série de questionamentos sobre o plano de reestruturação da empresa realizados por representantes do Merlyn Partners, um dos fundos acionistas da operadora.

A resposta foi motivada por falas do engenheiro Umberto Paolucci, membro da chapa do Merlyn para o conselho do Grupo TIM. Em entrevista publicada no último sábado, 6, pelo jornal italiano La Repubblica, Paolucci questionou o plano de reestruturação do grupo e defendeu a implementação de uma nova estratégia, incluindo a venda da TIM Brasil como parte de um projeto de reestruturação radical focado em transformação digital. 

Em resposta, a TIM italiana disse ter solicitado ao entrevistado e acionista Merlyn a ratificação de certas "informações intrinsecamente incorretas ou enganosas" que poderiam afetar o preço das ações na Bolsa. No entanto, a empresa não obteve retorno dos acionistas, que têm 0,5% do capital do grupo italiano.

Notícias relacionadas

Por isso, a companhia decidiu emitir nota questionando as falas de Paolucci. O conglomerado destaca quatro pontos. Entre eles, que a transação de venda da NetCo, a sua divisão de redes fixas, ter sido confirmada "de forma justa" por bancos independentes e instituições conselheiras estratégicas. 

Assim, a companhia destacou que o contrato assinado com consórcio liderado pelo fundo norte-americano KKR é vinculativo, e que atualmente não haveria conhecimento de motivos para atrasos em sua execução. O fechamento da operação é programado para o verão europeu, entre junho e setembro deste ano. 

O comunicado lembra, também, do planejamento de iniciativas para enfrentar o cenário adverso até a conclusão da operação, como o empréstimo ponte anunciado na última sexta-feira, no valor de 1,5 bilhão de euros, que visa cobrir as necessidades de financiamento até a venda definitiva da NetCo ao KKR

Além disso, frisa que a sustentabilidade financeira e industrial do grupo foi "claramente" expressa após a confirmação do negócio da NetCo no comunicado de 6 de março, "com uma alavancagem esperada até 2026 de 1,6-1,7 vezes, não incluindo o potencial de aumento de até 4 bilhões de euros, resultante dos earnouts para a Netco e da possível venda da Sparkle (sua divisão de infraestrutura internacional e cabos submarinos)."

Vale lembrar que, em fevereiro, o Grupo TIM recebeu uma proposta do governo da Itália para a compra de 100% da Sparkle, conforme mostrou o TELETIME.

Os argumentos do Merlyn

Ao questionar a abordagem em execução pelo Grupo TIM, Paolucci – um ex-executivo da Microsoft – defendeu caminho alternativo com a criação de uma TechCo, em uma mudança de rota na companhia a partir do foco em transformação digital e agregação dos setores de TIC, cloud e inteligência artificial.

"Este é um setor que conheço bem e, graças à TechCo, vejo um grande potencial nas ações para o benefício de todos os acionistas que foram penalizados até agora", declarou o executivo. Segundo ele, no período de 24 meses o grupo estaria "reposicionado, com múltiplos maiores que as telcos."

Já sobre a venda das operações brasileiras, já defendidas pelo Merlyn, Paolucci afirmou: "A venda do Brasil e do varejo é uma escolha industrial necessária para investir onde há vantagens competitivas e saída dos negócios que têm menos [vantagens]".

Mas o representante do Merlyn negou que seja contra a administração do atual CEO Pietro Labriola. "Não tenho nada contra o Conselho de Administração, onde há pessoas que conheço e respeito há anos. Simplesmente temos uma visão diferente para a TIM no interesse dos acionistas, que devem estar envolvidos de acordo com um processo de engajamento correto", disse. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!