Anatel convoca Abert e SindiTelebrasil para participarem dos testes em 700 MHz

Surtiu efeito a declaração do presidente da Abert, Daniel Slaviero, mostrando insatisfação com o fato de a associação não ter sido convidada pela Anatel para acompanhar os testes com a faixa de 700 MHz. A Anatel, na figura do presidente do Comitê do Espectro e da Órbita, Jarbas Valente, formalizou o convite para que a associação participe do teste, que tem o objetivo de garantir que não haja interferência da TV digital no LTE e vice-versa.

Notícias relacionadas
"Fomos formalmente convidados pela Anatel para envolvimento total nos testes que serão realizados", relata o consultor da Abert, Paulo Ricardo Balduíno. Segundo ele, a Anatel já pediu indicação de especialistas da associação, e também do SindiTelebrasil.

Chegou a ser cogitada pela agência a utilização da infraestrutura LTE montada pela Motorola no Centro Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) em Brasília. O problema é que neste caso a rede da Motorola – montada para que o Exército teste uma solução voltada para a segurança púbica – opera no arranjo norte-americano e não no da Ásia Pacífico (APT) escolhido pelo Brasil. Essa alternativa, contudo, foi descartada. Segundo Balduíno, serão realizados testes de laboratório e testes de campo no arranjo da APT, mas a agência ainda não definiu o local nem a duração desses estudos. "Nossa colocação nunca foi de que existe um grande problema no Brasil e sim que o assunto é sério e não pode passar despercebido", argumenta ele.

De toda a forma, o cronograma para que tudo isso aconteça – o replanejamento da distribuição dos canais digitais em um novo Plano Básico de TV Digital (PBTVD) e os testes de laboratório e de campo, ambos os eventos críticos para a constatação da viabilidade da disponibilização da faixa de 698 a 806 MHz em todo o País – preocupa a radiodifusão. A consulta pública do novo arranjo da faixa termina em 45 dias. "O prazo da consulta pública é muito menor que o prazo para que tais atividades possam ser concluídas", diz Balduíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!