Telemar quer licenças de TV por assinatura

A Telemar cansou de esperar por um sinal da Anatel para dar início ao serviço de televisão utilizando redes de dados com o protocolo IP (IPTV) e prepara um documento amparado no arcabouço regulatório para ser enviado à agência e, assim, conseguir licenças de TV por assinatura. ?Já cansamos de discutir. Está na hora de dar passos ousados e criar alguns fatos consumados?, declarou o diretor de estratégia corporativa e novos negócios do Grupo Telemar, André Bianchi.
O executivo argumenta que no Rio de Janeiro, por exemplo, há três licenças de TV a cabo e uma outra de MMDS que não foram vendidas e o que a Telemar está tentando fazer é convencer a Anatel de que isso demonstra um manifesto desinteresse de outras empresas privadas e, dessa forma, a operadora estaria habilitada a comprar a licença de TV por assintura. ?Não vamos fazer nada à revelia da lei, mas estamos estudando juridicamente para levar uma proposta à Anatel?, ressalta.
Além do Rio de Janeiro, grandes cidades como São Paulo, Brasília e várias capitais e municípios de porte médio têm mais outorgas planejadas do que efetivamente em operação, e na época em que as licenças foram colocadas a leilão, não houve interessados.

Notícias relacionadas
A Telemar já realiza um piloto técnico em sua rede nas cidades do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte utilizando a tecnologia ADSL2+. ?Está tudo certo. Só não oferecemos video on demand ainda porque queremos poder fazer programação de canais e só assim, pelo que observamos internacionalmente, o modelo é viável?, comenta Bianchi.
O principal problema está na Lei do Cabo, de 1995, que impede concessionárias de telecomunicações de prestarem o serviço onde houver "interesse de empresas privadas". Como a lei é do tempo do Sistema Telebrás, cria-se uma situação de interpretação dúbia, que não está clara nem para a Anatel (o tema está abordado na matéria de capa da última edição da revista TELETIME).

Oi VoIP

A Telemar já testa também a sua solução de voz sobre IP, o Oi VoIP. Bianchi evitou comentar o assunto. O serviço já é comercializado e tem site na internet: www.oivoip.com.br.

Seminário

Nos dias 27 e 28 de março as revistas TELETIME e TELA VIVA promovem, em São Paulo, o evento IPTV 2006, para discutir justamente os desafios comerciais, técnicos e regulatórios do mercado de IPTV e as oportunidades que se abrem para operadores e produtores de conteúdo. A Anatel confirma participação trazendo uma apresentação não só sobre sua visão regulatória da questão da TV sobre redes banda larga, mas também sobre o processo de licitação de outorgas de cabo e as condições para participação de empresas de telecom.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis pelo site www.convergeeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3120-2351.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!