Telefónica investe na Mitiga, startup de análise de riscos climáticos

Mudanças climáticas - Foto: Akil Mazumder/Pexels

O Telefónica Ventures, fundo de venture capital da Telefónica, e a Íope Ventures, veículo de investimento criado conjuntamente pela Wayra e pela Telefónica Seguros, anunciaram nesta quarta-feira, 7, o investimento na Mitiga Solutions, uma startup que atua com inteligência de risco climático.

O aporte visa um crescimento "significativo" esperado para demandas do gênero nos próximos anos. O valor do investimento não foi revelado pelas partes.

Para a dona da Vivo, a Mitiga, uma startup baseada em Barcelona (Espanha), oferece a possibilidade de munir companhias de diversos setores com informações sobre eventuais problemas relacionados ao clima. Para funcionar, a startup atua no modelo SaaS (Software as a Service) de gerenciamento de riscos climáticos para prever e calcular o impacto de temperaturas extremas, incêndios e eventos de precipitação. 

Notícias relacionadas

O seu modelo é baseado em dados de informações físicas e transitórias para complementar modelos tradicionais, permitindo que empresas de áreas como finança, seguros, construção, indústria e varejo tenham uma decisão mais assertiva de investimento em termos de custos. 

"A Telefónica apoia o poder transformador da inovação e da tecnologia para construir um futuro sustentável", afirmou Irene Gómez, diretora de inovação aberta da Telefónica e CEO da Wayra, em nota. "Para nós, a Mitiga é um parceiro estratégico que nos ajudará a impulsionar o nosso negócio em climate tech".

Ainda, a Telefónica justifica o round por conta da estratégia do grupo em digitalização sustentável e da intenção de proteger o valor de ativos físicos de potenciais riscos de desastres naturais. Ambas as empresas já começaram a trabalhar em parceria nas diferentes verticais da operadora, acrescenta a companhia. A iniciativa faz parte da empreitada da Telefónica para alcançar a meta de zerar as emissões de carbono na sua cadeia de produção até 2024.

"As alterações climáticas são o maior desafio que a sociedade enfrenta hoje e nas próximas décadas. Precisamos repensar as nossas cidades, casas e locais de trabalho para construir diariamente resiliência às alterações climáticas. É por isso que estamos entusiasmados com esta colaboração estratégica com a Telefónica para levar a nossa tecnologia SaaS de avaliação de riscos climáticos a mais empresas e organizações públicas", declarou Alejandro Martí, CEO and cofundador da Mitiga Solutions, em comunicado. 

Até então, a Mitiga havia recebido 17,5 milhões de euros em rodadas anteriores, segundo dados do Crunchbase. A última delas, uma Série A, foi fechada por 13,5 milhões de euros em maio do ano passado. No seu captable, estão investidores como Faber, Nationwide Ventures, Kibo Ventures e Crea, além da Sabadell Ventures e do Microsoft Climate Innovation Fund, o fundo de investimentos da Microsoft para iniciativas em emergências climáticas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!