Cade ouve da Anatel e do juiz da RJ que falência da Oi é iminente sem venda da Oi Móvel

O Conselho Adminisrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou nesta terça, 8, uma espécie de workshop interno para que o caso da Oi Móvel fosse discutido e apresentado para os conselheiros, com participação do juiz da recuperação judicial e da Anatel. Segundo apurou TELETIME, dois argumentos bastante duros foram colocados no sentido de que a operação seja aprovada: o primeiro, trazido pelo juiz que coordena a Recuperação Judicial, Fernando Viana, foi categórico.

Segundo relatos colhidos por este noticiário, o juiz disse que não vai reabrir a discussão sobre o plano de recuperação em função da decisão do Cade. Conforme apurou TELETIME, Viana foi categórico: o cronograma segue e se o plano não estiver cumprido como aprovado pela Assembleia Geral de Credores, a empresa vai à falência.

O outro argumento bastante duro colocado aos conselheiros do Cade é que a bomba, em caso de não aprovação da venda da Oi Móvel, vai cair no colo do BNDES. O banco é determinante no equilíbrio da dívida da Oi, hoje em R$ 23 bilhões. Caso a venda não se concretize e determinados indicadores não sejam cumpridos, essa dívida bruta salta para R$ 49 bilhões, inviabilizando economicamente o plano de recuperação.

Notícias relacionadas

Também foram colocados os problemas financeiros da Oi de curtíssimo prazo: a empresa não teria caixa para cobrir o pagamento do Fistel a partir de 31 de março, nem o pagamento bienal de outorga. Isso poderia ser coberto com um empréstimo se houvesse a perspectiva de uma continuidade de negociação da venda da Oi Móvel, mas todo o resultado econômico de longo prazo da empresa seria afetado, sendo necessária uma nova pactuação com os credores, um novo aditamento ao plano e uma nova Assembleia de Credores. Em síntese, a Anatel deixou claro que a venda da Oi Móvel é, nesse momento, a única alternativa para a Oi não quebrar. A agência também deixou claro que não pretende rever a aprovação de venda da empresa mesmo que precise convalidar alguns atos.

Também foram discutidos os cenários de remediação dos impactos concorrenciais. A Anatel está convencida de que os remédios aplicados pela agência, com aqueles que já haviam sido acordados com a Superintendência Geral do Cade (como a criação da figura de um trustee para administrar as ofertas de capacidade de rede e cumprimento dos demais remédios), são suficientes para assegurar os níveis competitivos atuais e permitir a entrada de atores inovadores no mercado móvel. A agência não expressou preocupações com relação a remédios mais duros, mas, segundo apurou este noticiário, esta é sim uma variável que preocupa os compradores. Se os remédios forem duros demais, a compra da Oi Móvel pode não fazer sentido.

7 COMENTÁRIOS

  1. Incrível, mais de um ano na mão do CADE e parece que a ficha ainda não caiu. Os conselheiros vivem em outro planeta…. provavelmente o mesmo da Algar, Telcomp, Copel, etc

  2. Bando de safado ladrões estou a 10 anos esperando que pague oque me deve corto meu telefone e minha internet mesmo com as contas pagas este pais esta cheio de ladrões de colarinho branco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!