Nokia concentrará fabricação de smartphones na Ásia

Dando prosseguimento ao anúncio de reestruturação que fizera em setembro passado, a Nokia comunicou que transferirá para a Ásia a produção de smartphones hoje feita pelas suas fábricas no México, na Hungria e na Finlândia. As unidades desses três países ficarão responsáveis apenas pela customização dos aparelhos para servir aos mercados da Europa e das Américas. A customização consiste principalmente na instalação de softwares e outros conteúdos dentro dos telefones, de acordo com o mercado consumidor e com a operadora ou varejistas aos quais se destinam. A mudança acarretará na demissão de 4 mil pessoas nos três países. Em princípio não haverá mudanças na fábrica da empresa no Brasil, localizada em Manaus.

Notícias relacionadas
Segundo a Nokia, a transferência da produção para Ásia lhe conferirá mais agilidade no lançamento de novos terminais em razão da proximidade com os fornecedores de componentes, quase todos instalados naquele continente.

A previsão original, dada em setembro, era de que as demissões na área de produção seriam da ordem de 2,2 mil, o que incluía também o fechamento de uma fábrica de feature phones na Romênia. Não está claro quantos desses 4 mil postos a serem cortados no México, na Hungria e na Finlândia estavam computados na primeira estimativa. Somando os cortes em outras áreas informados no ano passado, é provável que o total de demitidos nessa reestruturação da Nokia ultrapasse 9 mil pessoas em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!