Claro registra Ebitda negativo de R$ 208 milhões em 2005

Depois de registrar um Ebitda negativo de R$ 88 milhões no último trimestre do ano passado, a Claro teve um resultado pior ainda no encerramento de 2005: o Ebitda negativo total foi de R$ 208 milhões e a margem Ebitda, também negativa, de 3,2% nos 12 meses do ano passado.
De acordo com o balanço da América Móvil divulgado nesta quarta, 8, o Ebitda do quarto trimestre foi impactado por um único ajuste de R$ 65 milhões, a maior parte relativa a contas não pagas devido ao problema de billing que atrasou o envio das faturas aos clientes e também por conta do lançamento da operação em Minas Gerais. Sem esse ajuste, o Ebitda negativo teria sido de R$ 23 milhões de outubro a dezembro do ano passado e de R$ 143 milhões nos 12 meses de 2005. Em 2004, a Claro encerrou o ano com Ebitda positivo de R$ 18 milhões e margem de 0,3%.
O faturamento da Claro no quarto trimestre de 2005 foi de R$ 1,87 bilhão, crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano o aumento foi de 24,6% em comparação com os 12 meses de 2004, somando R$ 6,549 bilhões.

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Base

A Claro registrou em 2005 uma adição líquida de 5 milhões de clientes, com uma base de 18,659 milhões de usuários, o que representa um aumento de 36,6% em relação ao ano anterior. Do total, 15,687 milhões são pré-pagos e 2,972 milhões, pós-pagos. A Arpu caiu 16,3%, passando de R$ 28 em dezembro de 2004 para R$ 23 no quarto trimestre do ano passado. A taxa de churn melhorou, passando de 3,1% para 2,7%.

América Móvil

Em seu balanço consolidado, o grupo América Móvil encerrou o ano passado com 93,3 milhões de assinantes de telefonia celular ? aumento de 52,7% em relação a 2004. O maior crescimento em termos absolutos continua sendo a operação na Colômbia, que teve uma adição líquida de 8 milhões de assinantes. Na seqüência vem a operação no México, com 7,1 milhões de adições líquidas; Brasil, com 5 milhões; Argentina, com 3 milhões; e as subsidiárias nos Estados Unidos e no Equador, ambas com adições líquidas de 1,8 milhão de usuários.
O faturamento do grupo em 2005 foi de 182,2 bilhões de pesos mexicanos (US$ 17,3 bilhões), ou 30,8% a mais que no ano anterior. O Ebitda cresceu 26,8% e somou 55,1 bilhões de pesos mexicanos (US$ 5,2 bilhões) no ano. O lucro líquido foi de 31,641 bilhões de pesos mexicanos (US$ 3 bilhões), crescimento de 85,4% em relação a 2004.

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