Taxa de fiscalização de antenas está fora da alçada de municípios, decide STF

Em julgamento com repercussão geral de um recurso movido pela TIM contra o município de Estrela D'Oeste (SP), o pleno do Supremo Tribunal Federal definiu a instituição de taxa de fiscalização do funcionamento de torres e antenas como competência privativa da União – e, portanto, fora da autoridade dos municípios.

A avaliação do mérito da ação foi encerrada pelo colegiado em ambiente virtual na última sexta-feira, 2, com ata publicada nesta última terça-feira, 6. Com a decisão, municípios ficam vedados de instituir as taxas de fiscalização, mas com uma modulação garantindo que não haverá efeitos retroativos sobre valores já cobrados.

O recurso teve a relatoria do ministro do STF, Dias Toffoli, que decidiu a favor das operadoras nos termos do artigo 22, IV, da Constituição Federal (veja aqui o voto na íntegra). O provimento foi aprovado por unanimidade pelos demais magistrados.

Notícias relacionadas

Originalmente, a TIM recorreu contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O pedido de mandado de segurança da operadora afirma que a taxa de fiscalização cobrada pela cidade de de Estrela D'Oeste (SP) – baseada em lei de 2006 e equivalente a mais de R$ 6 mil – violaria a distribuição constitucional de competências tributárias.

A TIM também argumentava que a base de cálculo da exação não correspondia aos efetivos custos de uma fiscalização sobre ERBs, apresentando um nítido caráter confiscatório na comparação com outras taxas pagas pelo setor à Anatel.

Pelo caráter de repercussão geral, entidades como SindiTelebrasil e Abrint participaram do julgamento como amicus curiae. Por sua vez, a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais Brasileiras (Abrasf) defendeu a posição dos municípios. Mesmo em lei mais recentes, a criação de taxas municipais para antenas é colocada pela cadeia de telecom como ponto de preocupação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!