Ericsson acerta venda de divisão de Internet das Coisas para Aeris

A Ericsson anunciou nesta quarta-feira, 7, um acordo para a venda de seu negócio de Internet das Coisas (IoT) para a companhia norte-americana Aeris. As plataformas de veículos conectados em nuvem e IoT Accelerator compõem o negócio.

Valores para a transação não foram divulgados. No caso do IoT Accelerator, a solução adquirida pela Aeris é utilizada por mais de 9 mil empresas globalmente no gerenciamento de 22 milhões de eSIMs, de acordo com a fornecedora sueca. Já a plataforma automotiva seria usada por seis milhões de veículos em 180 países.

A venda ainda inclui a transferência de ativos e funcionários da unidade de IoT para a compradora, sediada em San José (Califórnia). A Ericsson pretende fornecer serviços de transição para a Aeris e adquirir uma fatia minoritária da empresa. O fechamento da venda está previsto para o primeiro trimestre de 2023.

Notícias relacionadas

Em comunicado, a Ericsson apresentou motivos que justificaram o desinvestimento: a leitura é que apesar de "investimentos significativos para endereçar a fragmentação do mercado de IoT", a empresa teria tirado proveito apenas uma parte limitada da cadeia de valor, limitando o retorno dos aportes.

O negócio de Internet das Coisas da Ericsson deve encerrar 2022 com 800 milhões de coroas suecas em receita líquida, ou algo em torno de US$ 77 milhões. A performance tem sido preponderante nas perdas da divisão de novos negócios e enterprise da fornecedora; no quarto trimestre, um prejuízo de 250 milhões de coroas (US$ 24 milhões) está previsto associado às plataformas de IoT vendidas.

Futuro

"Juntas, as plataformas IoT da Aeris e da Ericsson vão conectar mais de 100 milhões de dispositivos IoT em todo o mundo, abrangendo 190 países. Para os clientes, isso fornece a estabilidade, a confiabilidade e a escala global necessárias para dar suporte a todo o ciclo de vida dos programas de IoT em vários setores, casos de uso e regiões geográficas", afirmou a Ericsson, em comunicado.

"Para provedores de serviços de comunicação, a transação dos negócios de IoT da Ericsson para a Aeris resultará em um parceiro forte que continua a fornecer a seus clientes uma plataforma líder de conectividade de IoT, ao mesmo tempo em que oferece novos serviços de valor agregado para ajudar a aumentar os fluxos de receita de IoT", prometeu a empresa.

A Aeris é fundada em 1996 e especializada no mercado de IoT celular para verticais como indústria, transporte, energia, setor automotivo e saúde, atuando a partir de canais. A empresa já trabalhou ao lado de companhias como Softbank, AT&T, T-Mobile e Vodafone, além de fabricantes de equipamentos automotivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!