A Ericsson instalou uma solução Mobile Softswitch na Telemig Celular. A operadora não precisou substituir a rede, mas apenas fazer a expansão, onde era necessário, usando a nova tecnologia, baseada no conceito all-IP. A arquitetura é padronizada e aberta (3 GPP), e o controle dos serviços é feito por IMS core (sinalização SIP). A solução, implantada há um mês e meio, possibilita economia com custos de transmissão de até 60%, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Ericsson Brasil, Jesper Rhode.
O executivo explica que no conceito all-IP todos os serviços são baseados em IP e que a migração da rede é tranqüila, bem como a integração de todos os serviços que rodam no mesmo protocolo. É uma tendência de caminhar para IMS, disse Rhode.
O Mobile Softswitch funciona para 3G (WCDMA) e GSM, facilitando o roaming entre as redes. Existe versão também para CDMA, e a fornecedora já está negociando com a Vivo. Na verdade, disse Rhode, a Ericsson negocia com todas as operadoras e, até o final de 2006 ele acredita que haverá de quatro a cinco redes móveis com esta tecnologia. Adiantou que no primeiro trimestre de 2006 deverá firmar contrato também com uma operadora fixa. Atualmente, existem 35 operadoras globais fixas usuárias deste produto e 25 móveis, entre as quais TIM, Telefônica, Vodafone e Telcel (rede GPRS no México, controlada pela América Móvil, mesma acionista da Claro).
Fornecedores