A Telefónica, controladora da operadora Vivo, anunciou um plano para adquirir controle total sobre a subsidiária do grupo na Alemanha. A informação foi divulgada pelo grupo nesta terça-feira, 7, e tem como objetivo comprar os 28,19% da participação que hoje pertence a acionistas minoritários.
De acordo com a companhia espanhola, a oferta faz parte da estratégia do grupo em focar nos seus principais mercados: Espanha, Brasil, Reino Unido e Alemanha.
A multinacional relacionou a necessidade de estabelecer controle total da subsidiária alemã ao fato do mercado de telecomunicações do país ser um dos mais atraentes e estáveis da Europa. A Telefónica também informou à imprensa que isso vai "simplificar a estrutura do grupo".
Hoje, a operadora é dona de 71,81% das ações da Telefónica Alemanha. Para adquirir os 28,19% restantes, a companhia vai oferecer 2,35 euros por ação. Na prática, isso significa que a empresa está disposta a pagar um prêmio aproximado de 37,6% em relação ao preço dos papéis na Bolsa de Valores de Frankfurt, se considerado o valor do fechamento dessa última segunda-feira, 6.
Detalhes
Segundo a Telefónica, a proposta não está sujeita a um limite mínimo de aceitação. Já o período da oferta terá início em dezembro e durará até meados de janeiro de 2024.
Caso a oferta seja bem-sucedida, a companhia disse que vai revisar a atual política de dividendos da empresa para a unidade alemã – além do já confirmado dividendo de 0,18 euros por ação para o exercício de 2023, que deverá ser pago em 2024.