A interrupção de serviços de energia elétrica em São Paulo e o impacto nas redes de telefonia segue em curso em algumas cidades do Estado, após as fortes chuvas que atingiram a região no último dia 3.
Segundo informações da Anatel, dos 51 municípios com instabilidade de rede desde a ocorrência, 32 ainda apresentavam alguma instabilidade total ou parcial entre alguma das prestadoras até a tarde desta terça-feira, 7.
Entre os municípios mais afetados do estado está São Lourenço da Serra, com 50% do serviço da TIM e 50% do serviço da Vivo comprometidos. Cotia, por sua vez, tinha 50% e 23% da rede das mesmas operadoras afetadas. Na cidade de São Paulo, a TIM tinha afetação parcial em 9% da rede até esta tarde.
De maneira geral, ainda havia afetação maior que 20% na rede de alguma prestadora em pelo menos 14 municípios. A Vivo era a operadora com mais pontos comprometidos, em número de cidades. Segundo a Anatel, nenhum município está 100% isolado.
Procon pede explicações às empresas
O Procon-SP anunciou que está notificando as empresas distribuidoras de energia elétrica e operadoras de telefonia que atuam em todo o Estado, para que expliquem detalhadamente os problemas e as providências que estão sendo tomadas diante da interrupção dos serviços desde a sexta-feira 3, especialmente na Capital e região metropolitana, além da Baixada Santista.
Além de solicitar números precisos sobre a quantidade de consumidores atingidos, as providências práticas adotadas e ainda em curso para o restabelecimento dos serviços e da quantidade de equipes atuando nesta emergência, o Procon-SP informou também já está trabalhando de forma preventiva, visando evitar que novos transtornos semelhantes aconteçam.