De olho nas oportunidades de expansão do mercado de prestadoras de pequeno porte (PPPs), a fornecedora de hardware e serviços Celeti ampliou a modalidade de locação de equipamentos. Segundo informou a companhia, os provedores regionais têm agora condições diferenciadas para o aluguel de roteadores de borda, switches, terminais de linha óptica (OLTs) e unidades de fibra óptica (ONUs), dentre outros equipamentos.
Com a modalidade, diz a Celeti, as PPPs podem pagar em parcelas de 24 a 36 meses, sem o diferencial de alíquota do ICMS (Difal), com parcelas fixas até o final do contrato e em reais. As prestadoras podem obter um crédito de até R$ 1 milhão para a locação.
Ao final do período do contrato, é possível adquirir os mesmos equipamentos com o pagamento de duas parcelas adicionais de mesmo valor. É necessário pagar também o Difal, mas contabilizado apenas em cima dessas duas mensalidades a mais. A companhia já oferece crédito para compra de equipamentos para a banda larga e fibra óptica por meio de um fundo próprio FIDC, registrado na B3.
Em comunicado, o diretor de marketing da Celeti, Fábio Moreira, destaca o objetivo de fomentar a competição dos provedores regionais no País ao ofertar meios para o acesso a equipamentos importados. "Vivemos em um cenário macroeconômico que demanda atenção de todos, sobretudo dos empreendedores. Para os ISPs, a locação de hardwares acaba sendo uma alternativa viável e vantajosa", contextualiza. "Os ISPs compram produtos que são importados, então ter este valor fixo em real faz toda a diferença."