Edge Uol propõe redes privativas 5G standalone

COO do Edge UOL, Rodrigo Lobo. Foto: Divulgação

Braço de infraestrutura de tecnologia do Grupo Uol, a Edge viu oportunidade de utilizar o 5G standalone para redes privativas. A companhia considera que a nova geração será um "divisor de águas" para aceleração digital e aumento de produtividade. A proposta é de oferecer linhas de produto específicas para o 5G SA, além de consultoria e direcionamento.

A companhia atua como integradora fim a fim de soluções de rede privativa, atuando com "parceiros estratégicos de infraestrutura móvel". Neste modelo, as redes utilizarão diversas faixas possíveis, como a de 3,7-3,8 GHz liberada pela Anatel para a utilização em serviço limitado privado (SLP).

Conforme explicou ao TELETIME o COO da Edge Uol, Rodrigo Rangel Lobo, a tecnologia permite a "efetiva implantação" de soluções para indústria 4.0, como veículos autoguiados, drones, câmeras multiespectrais etc. Por isso, a companhia criou a área de negócio "Innovation Studios em Redes Privativas 5G", focando nos fatores de resiliência, segurança e autonomia. 

Notícias relacionadas

"O core de rede, o backhaul em fibra, as gNodeBs (base stations), os equipamentos para edge computing, tudo será local e isolado da rede pública, oferecendo segurança, performance e confiabilidade máxima. Dentro desse modelo, nós fazemos a operação & manutenção das redes privativas", destacou Lobo, por email. O modelo de negócio pode variar de acordo com o parceiro. 

O executivo disse que a Edge trabalha com "os principais players mundiais de fornecimento de infraestrutura móvel", mas não citou quais empresas seriam. "Sabemos também que as redes estão convergindo: com a virtualização do 5G abre-se uma possibilidade grande de hospedagem das aplicações edge-native em infraestruturas 'commodities', declarou Lobo. Citando as aplicações possíveis de streaming, Internet das Coisas industrial de missão crítica e outros, ele acredita que haverá "muitas outras demandas" ao longo de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!