Novo acordo coletivo da TIM traz melhorias na política de diversidade

Foto: Pixabay

A TIM está adotando novas políticas de diversidade com um novo acordo coletivo negociado com federações sindicais e aprovado por funcionários em todo o País. Segundo a operadora nesta quarta-feira, 7, além de ampliar benefícios para trabalhadores negros, pessoas LGBQTI+ e com deficiência, a repactuação auxilia na proteção às funcionárias vítimas de violência doméstica e familiar. Outra medida é a de promover inclusão de grupos sociais de minorias no programa de estágio.

Para o grupo LGBQTI+, a operadora diz haver garantia do direito à identidade, à proteção contra a discriminação e ao convívio com filhos. A TIM diz que já permitia o uso do nome social, mas agora passa a oferecer a possibilidade de licença de até cinco dias em situações de LGBTfobia, com garantia de assistência jurídica gratuita em casos de discriminação durante o trabalho, "seja por clientes ou fornecedores". 

O novo acordo traz ainda previsão de licença de 15 dias às funcionárias em união estável cujas companheiras, mães biológicas, tiverem dado à luz. E é garantida a flexibilidade para quando a cônjuge apresentar comprovado quadro de depressão pós-parto. Aos filhos são garantidos os mesmos benefícios como dependentes legais na empresa. O processo de transição de gênero também é coberto com licença de até três dias sem prejuízo das atividades. 

Notícias relacionadas

Raça e PCD

A operadora também afirma assegurar apoio jurídico para funcionários vítimas de racismo por clientes ou fornecedores durante o trabalho, com ausência justificada "em qualquer situação de discriminação por raça, credo ou etnia". No caso das funcionárias vítimas de violência doméstica e familiar, o afastamento também será justificado, "sem prejuízo das atividades, inclusive quando a vítima for seu filho ou sua filha".

Para pessoas com deficiência (PCDs) que exercem atividades compatíveis com trabalho remoto, o novo acordo agora permite que essa seja a opção prioritária de modalidade. A operadora diz que isso permite minimizar impactos de deslocamentos até a empresa. Para os que ainda têm atividades presenciais, há previsão de abono de ausências ou atrasos em razão de manutenção de equipamentos ortopédicos e outras situações. 

Home office

A TIM também trouxe novas regras de trabalho remoto com a repactuação. O modelo, amplificado com a pandemia do coronavírus, foi estabelecido em "minucioso regulamento" que traz previsões como direito à desconexão, intervalos de descanso e refeição do colaborador, bem como compromisso de incentivo de eventos periódicos que mantenham dinâmica de convívio social. 

Conforme acordado com as federações sindicais, o trabalho remoto continua para áreas das centrais de relacionamento com o cliente (call center). Segundo a empresa, a medida, implantada desde 20 de março "com sucesso", trouxe aumento de produtividade e da qualidade de vida dos profissionais. 

A TIM também se comprometeu a dobrar o valor da hora regular trabalhada nos dias 4 de julho de 2021 e 2022 como homenagem aos trabalhadores de call center. Além disso, nos dias 24 e 31 de dezembro, será dado folgas remuneradas "para a maioria dos colaboradores". 

"A flexibilização implica um novo conceito de gestão do tempo, responsabilidade e comunicação num ambiente de trabalho mais fluido, onde há mais espaço para valores como autonomia e proatividade, numa ressignificação das relações de trabalho, totalmente baseada na relação de confiança entre organização e pessoas", declara em comunicado a vice-presidente de recursos humanos da TIM Brasil, Maria Antonietta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!