Presidente Lula inaugura Infovia 01 entre Santarém e Manaus

Foto: Agência Santarém

Nesta segunda-feira, 7, o presidente Lula inaugurou em Santarém, no Pará, a Infovia 01. O projeto faz parte do Programa Norte Conectado e levará Internet banda larga de alta velocidade para 11 municípios do trecho entre Santarém e Manaus, no Amazonas. Além das duas cidades, serão beneficiadas as paraenses Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa e as amazonenses Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes.

A Infovia 01 contará com uma rede de fibra óptica submersa no leito de rios amazônicos, com 1.100 quilômetros de extensão, e deve ter vida útil 25 anos, beneficiando a conexão em escolas, unidades de saúde, de segurança e outros órgão públicos. "A gente quer criar condições dignas, por isso a infovia é importante", declarou o presidente Lula, na inauguração do novo trecho do Norte Conectado.

"O nosso sonho é conectar o Brasil inteiro tanto na educação como na saúde. É muito importante que a gente consiga fazer chegar ao nosso povo o que a gente tem de melhor na área da saúde e aos nossos estudantes que a gente tem que melhor na educação. E, graças a Deus, os avanços tecnológicos permitiram que a gente pudesse conectar o país inteiro", completou Lula, ainda na visita ao Pará. Para o presidente, o projeto também demonstra de forma prática o Estado se aproximando da população.

Notícias relacionadas

A cerimônia de inauguração da Infovia 01 foi realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde ocorre a ancoragem do cabo, e contou com a presença também de outras autoridades. Entre elas, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, o governador do Pará, Helder Barbalho, a primeira-dama, Janja da Silva, além de ministros como Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Juscelino Filho (Comunicações), Jader Filho (Cidades), entre outros.

Na ocasião, o atual Ministro das Comunicações afirmou que através dessa e de mais sete infovias, que já começaram a ser executadas nos estados da região Norte, o governo traz "tecnologia para um dos maiores biomas do planeta, sem causar dano ao meio ambiente". A tecnologia chegaria, portanto, à região unindo infraestrutura e sustentabilidade. "Estamos assegurando um dos direitos fundamentais de nossos tempos, o direito à inclusão digital", afirmou Juscelino Filho.

Em coletiva no domingo, 6, o chefe do MCom também revelou que redes metropolitanas da Infovia 01 foram concluídas em três das nove cidades entre Santarém e Manaus. Nas seis demais, as obras ainda estão em andamento.

Lembrando que, à exceção da Infovia 00, que foi um projeto experimental desenvolvido em parceria com Exército e RNP, as demais são todas parte de contrapartidas de investimentos que estão sendo feitos em decorrência de leilões de espectro. No caso da Inforvia 01, os recursos (R$ 170 milhões) vieram das sobras da licitção da faixa de 700 MHz, realizada em 2013 para viabilizar o serviço de 4G. Na ocasião, R$ 3,6 bilhões foram destinados à EAD para executar a política de digitalização da TV aberta e para a Infovia. Nas demais (Infovias 02 a 07) os recursos serão provenientes da venda da faixa de 3,5 GHz para o 5G.

A Infovia 01 juntamente aos outros projetos que serão executados no Norte Conectado deverão, segundo o chefe do MCom, formar um "cinturão óptico", que também poderá conectar os países que têm a floresta amazônica em seu território e compõem a Pan-Amazônia.

Vale notar que o trecho Santarém-Manaus, assim como a Infovia 00 (entre Santarém e Macapá), teve capacidade concedida a um consórcio de operadoras que poderá explorar a infraestrutura em troca da manutenção da rede e do atendimento de órgãos públicos. Aquamar, BR Digital, Claro, Clickip, Easytech, Mobwire, Ozônio Telecom, Telefônica (Vivo), TIM, Você Telecom, Manaós e PPLink foram qualificadas para o consórcio.

Com todas as infovias concluídas, o país contará com 12 mil quilômetros de cabos ópticos e cerca de 10 milhões de brasileiros passarão a ser beneficiados com conexão à Internet.

Passagem de Lula na região Norte começou na última sexta-feira

O presidente Lula chegou a Santarém na última sexta-feira, 4. Essa é sua primeira visita ao município desde a eleição. Antes de chegar à cidade de inauguração da Infovia 01, também no dia 4, Lula também passou por Parintins, no Amazonas, onde participou do relançamento do Programa Luz Para Todos.

O programa havia sido lançado em 2003 e, em sua primeira fase, atendeu a cerca de 17,2 milhões de moradores de áreas rurais e sistemas isolados, a maioria nas regiões Norte e Nordeste.

Retomado agora após 14 anos, o programa pretende levar energia elétrica a 500 mil famílias até 2026, com foco especial para as comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, mas sem deixar de lado as comunidades rurais mais isoladas.

Nesta tarde, o presidente parte para cidade de Belém para participar de duas reuniões. Uma delas com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López. A outra com a presidenta da República do Peru, Dina Boluarte. (Colaborou Henrique Julião; com informações adicionais de Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!