Ao Cade, Neo questiona viabilidade de ofertas da Winity para PPPs

Foto: Pixabay

Em manifestação complementar enviada ao relator no Cade dos recursos contra o acordo Vivo e Winity, a entidade de provedores regionais Associação Neo reiterou pedido pela reprovação da operação e questionou uma série de argumentos da dupla de operadoras – que tenta celebrar contrato de aluguel de espectro de 700 MHz em 1,1 mil cidades. A manifestação da entidade dos provedores é esperada no contexto das manifestações anteriores, mas vem em um momento relevante em que, segundo comentários do mercado, a Winity se prepararia para fazer uma oferta pública a provedores regionais como forma de viabilizar uma aprovação do acordo com a Vivo. Nesta chamada por interessados, a Winity daria prioridade aos provedores de pequeno porte e, não havendo interesse, ai sim a Anatel liberaria o acordo com a Winity.

No documento constante nos autos do processo na autoridade antitruste, a Neo voltou a classificar a pretensão da Vivo de alugar metade (5+5 MHz) da capacidade da Winity em 700 MHz como um "verdadeiro bloqueio ao acesso do único bloco de frequências baixas". A associação também alegou que a oferta da empresa atacadista para PPPs só inclui áreas que não representam interesse/viabilidade econômica para a tele nacional.

"A oferta feita aos novos entrantes sempre levou em consideração um conjunto de municípios que não eram de interesse da Telefônica e um modelo de negócios que esta alinhado à estratégia de negócios de uma grandes prestadora móvel", coloca o documento. A Neo também alega que apenas os 5+5 MHz restantes da Winity após o negócio não seriam suficientes para estruturação de operação móvel por entrantes.

Notícias relacionadas

"A operação pretendida tem viés nitidamente anticompetitivo na medida em que o seu racional foi construído para bloquear o acesso do espectro de 700 MHz, um dos mais nobres das faixas < 1 GHz e o único disponível no mercado, para as novas entrantes do serviço móvel nos maiores municípios e que concentram mais de 80% da receita de telecom", resumiu a Neo, na manifestação enviada a Sérgio Ravagnani, do Cade.

Outra tele

Outro ponto colocado pela entidade foi o receio de que outra prestadora de poder significativo acabe por alugar o restante da capacidade de 700 MHz, adquirida pela Winity no leilão de 2021 (em disputa na qual a participação das grandes estava vedada). "Ao que tudo indica, na sequência, os outros 5+5 MHz serão entregues a outra prestadora PMS, como pode ser identificado, de forma imediata, em função do pedido de remanejamento do espectro feito pela Winity à Anatel", entende a Neo.

A preocupação está calcada em solicitação feita pela empresa atacadista à Anatel no ano passado. Se confirmado, o remanejamento colocaria a capacidade de 700 MHz da Winity entre as faixas de Vivo e TIM – deixando esta última como potencial destino do espectro, segundo a argumentação da Neo.

SG do Cade

Na manifestação ao relator dos recursos no Cade, a Neo também buscou desconstruir uma série de premissas utilizadas pela Superintendência-Geral (SG) do Cade, que deu sinal verde para o acordo antes do reconhecimento dos recursos por Ravagnani.

Entre os pontos questionados está decisão da SG que teria desconsiderado a divisão de espectro abaixo de 1 GHz na avaliação do negócio. A abordagem teria levado à cálculo de distribuição do espectro disponível no mercado sem nenhuma distinção entre as capacidades técnicas das faixas altas a baixas, que são distintas e não intercambiáveis, alega a Neo.

A entidade também criticou o que chamou de presunção da SG sobre o uso efetivo do 700 MHz já detido pela própria Vivo – que tem 10+10 MHz do recurso. Segundo a associação de PPPs, a superintendência do Cade não realizou verificação da utilização efetiva da faixa hoje em mãos da tele – que, vale lembrar, promete ativar o espectro adicional da Winity em 98% dos 1,1 mil municípios abrangidos pelo acordo.

A Neo ainda pontuou que a Vivo tem outras opções de frequências – como o 800 MHz – para sanar qualquer demanda adicional por espectro sub 1 GHz. Em outro ponto, o documento também aponta que o uso secundário de espectro da Winity pela Vivo seria na prática primário, considerando a exclusividade pretendida pelo acordo.

Por último, a Neo também rechaçou entendimento de que as provedoras regionais não seriam afetadas pela operação, visto que o foco do segmento no mercado móvel seriam cidades menores, e não as 1,1 mil maiores praças incluídas no compromisso. "O fato de as novas entrantes priorizarem a exploração de municípios intermediários não quer dizer que a Telefônica pode bloquear o acesso ao 5+5 MHz em 700 MHz nos melhores e mais rentáveis municípios", afirmou a Neo.

A Winity, por sua vez, defende o acordo com a Vivo como pró-competitivo ao evitar a duplicação de redes, bem como classifica a parceria como imprescindível para seu modelo de negócios de operadora no atacado. Além de alugar espectro para a operadora nacional, a empresa de infraestrutura do fundo Pátria vai construir até 3,5 mil sites para a Vivo e ativar rede móvel em compartilhamento (RAN sharing) com a tele, inclusive no atendimento de compromissos do leilão.

Além do Cade, a Anatel também está avaliando de perto o acordo envolvendo o 700 MHz e algumas das principais vencedoras da licitação de espectro de 2021. Uma reunião extraordinária na agência está marcada para o dia 18 e deve refletir em mudanças nos termos originalmente propostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!