Sardenberg afirma que não há atrasos na portabilidade

O presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, afirmou nesta segunda-feira, 7, que a portabilidade deverá atrair usuários na casa dos milhões. O embaixador acredita que o recurso terá um "efeito muito forte no Brasil, especialmente no primeiro ano". De acordo com as previsões do presidente da Anatel o processo está todo dentro dos prazos, de forma que o início da portabilidade deve começar mesmo em agosto. "Não há atrasos e nem pedidos para adiamento", disse ele. Quanto ao valor, cobrado pela operadora receptora, Sardenberg afirma que o preço tem de ser módico para que não se torne um impeditivo à troca de prestadora pelos usuários. A estimativa do embaixador é que o preço gire em torno dos R$ 10. Cabe a cada operadora definir o preço a ser cobrado dentro de um teto a ser estipulado pela Anatel.

Telefônica alerta para riscos

O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, entretanto, afirmou que os prazos são apertados, o que poderá abrir uma janela para fraudes, rastreabilidade e até falhas no sistema. A posição da Telefônica na portabilidade, segundo ele, será na captura de clientes. Apesar de deter o quase monopólio na telefonia fixa residencial em sua área, Valente vê oportunidade para a Telefônica no mercado empresarial. "Hoje está cheio de competidores no mercado empresarial, que é um mercado de alto valor", disse ele.

Notícias relacionadas
Sardenberg e Valente participaram do XI Cúpula de Reguladores e Operadoras Regulatel-Ahciet (Associação Ibero-americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações), esta última associação presidida pelo presidente da Telefônica. Sardenberg informou que em outubro, em Lima, no Peru, a Anatel assume a presidência da Regulatel (Fórum Latino-americano de Órgãos Reguladores de Telecomunicações). A partir de outubro Sardenberg tem uma agenda de visitas a países latino-americanos, com o objetivo de trocar experiêcias. "Há um esforço de termos uma visão integrada, tendo em vista que os grupos empresariais atuam em outros países da América-Latina. Para regular bem no Brasil, temos que olhar para os vizinhos", disse ele.

PGO e PGR

Segundo o presidente da Anatel, boa parte do que se está previsto em temos de atualização de marco regulatório já está anunciado nas novas regras do PGO e na proposta do PGR – que estão em período de consulta pública.
Já o presidente da Telefônica preferiu guardar críticas mais contundendentes sobre a proposta da Anatel para a audiência pública. Disse apenas que a opinião da Telefônica já foi manifestada em carta da Abrafix, que pode ser resumida em quatro pontos: Que as consolidações empresariais sejam permitidas, não apenas para a operação em andamento (BrOi); que a regulamentação permita a consolidação de todos os serviços; criação das redes multi-serviços, o que está sendo objeto de regulamentação pelo PL 29; flexibilização das metas de qualidade, considerando que, por exemplo, a voz agora é sobre IP, serviço que está sujeito à interferências alheias à responsabilidade da prestadora, como energia elétrica. "Os padrões de qualidade estão se alterando na telefonia fixa. Existem metas rigorosas, que são associadas à tecnologia do passado. A telefonia IP convive mal com as metas de qualidade existentes hoje", disse Valente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!