A Ericsson e a Samsung chegaram a um acordo para licenciamento cruzado de patentes em infraestrutura de telecom e smartphones. A decisão encerrou uma disputa judicial em curso entre as duas empresas.
De abrangência global, o contrato cobre vendas realizadas desde o dia 1° de janeiro, incluindo tecnologias que suportam o 5G. Detalhes sobre patentes envolvidas e valores do acordo não foram revelados.
Como parte do compromisso, foram encerradas as reclamações apresentadas por ambas as empresas perante a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC). O mesmo ocorreu com processos judiciais "em curso em vários países".
Em paralelo, a dupla também acordou que vai atuar junta em projetos de cooperação tecnológica para promover a padronização aberta na indústria móvel, criando "soluções valiosas para consumidores e empresas".
"O contrato confirma o valor de nosso portfólio de patentes e ilustra ainda mais o compromisso da Ericsson com os princípios FRAND [licenciamento justo, razoável e não discriminatório, na sigla em inglês]", afirmou a chefe do departamento de propriedade intelectual da Ericsson, Christina Petersson.