Os rumores de que a Apple terá uma fábrica no Brasil vêm se multiplicando. Agora é a vez do jornal China Times, de Taiwan, afirmar que a empresa terá uma linha de produção no país. Segundo o diário, o grupo Hon Hai, que fabrica produtos da Apple na China, estaria se preparando para produzir alguns deles também no Brasil, no estado de São Paulo.
A Hon Hai é dona da Foxconn, que tem fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo, onde produz aparelhos eletrônicos para a HP e a Sony. E seria o local natural para a montagem da nova linha de produção. No fim de março, o secretário de desenvolvimento econômico de Jundiaí, Ari Castro Nunes Filho, chegou a afirmar que a Foxconn já teria encomendado estudos para a instalação da linha para produtos da Apple.
Por outro lado, Izabel Lorenzetti, prefeita de Lençóis Paulista, chegou a declarar que a cidade também estaria sendo considerada para a instalação da fábrica de produtos Apple. A notícia foi divulgada pelo noticiário Bom Dia. Lençóis Paulista, com 62 mil habitantes, fica a 300 km de São Paulo. Mesmo defendendo sua cidade, Izabel reconheceu que Jundiaí é a candidata com maior chance. Outras informações indicam que o próprio governador do estado, Geraldo Alckmin, poderá fazer o anúncio da fábrica da Apple já neste mês.
Como resultado dessas reduções tarifárias, estima-se que um tablet fabricado no Brasil poderá chegar às lojas por um preço até 31% menor que o de um aparelho importado. Entre as empresas que já manifestaram a intenção de produzir tablets no país estão Itautec, Positivo, Motorola, LG e Samsung.
Se continuar importando o iPad, a Apple estará em desvantagem em relação a esses concorrentes, que poderão ter preços mais baixos. Outro detalhe é que a Apple tem tido dificuldade para atender à demanda pelo iPad 2, que está esgotado em muitos países. Contar com mais uma linha de produção poderia ajudar a garantir o fornecimento, ao menos nos países do Mercosul. Segundo o China Times, a produção no Brasil só começa em 2013.