ADSL e cabo travam disputa acirrada na banda larga

Não é novidade que as operadoras de TV por assinatura são, hoje, as principais concorrentes das teles no mercado de banda larga. O Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009, editado pela revista TELETIME e já em circulação, pela primeira vez comparou efetivamente qual o percentual de mercado nas praças em que as tecnologias de cable modem e ADSL concorrem diretamente, e constatou que as operadoras de cabo e MMDS têm, em média, a metade da penetração dos serviços de ADSL das teles. O Atlas analisou os 40 mercados com maior IPC (Índice Potencial de Consumo), ou seja, as cidades que representam a maior fatia do consumo nacional de bens e serviços, calculado pela empresa de pesquisa Target. A constatação é interessante: a penetração das opções de acesso à Internet oferecidas pelas redes de TV paga é de 3,38 acessos para cada 100 habitantes, contra 7 em cada 100 habitantes de penetração do serviço em ADSL.
Existe uma clara diferença entre as estratégias das diferentes operadoras de TV paga quando se olha caso a caso. Em geral, a penetração das operadoras da Net Serviços é mais elevada, porque há vários anos a prioridade dos investimentos da empresa tem sido em banda larga. E mais ainda nas operações que pertenciam à Vivax (comprada no ano passado pela Net Serviços). Cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André e Santos, por exemplo, têm penetrações de cable modem similar ou superior à penetração dos acessos por ADSL, segundo o levantamento do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009. Em outras cidades importantes, como São Paulo, Rio e Brasília, a vantagem das teles sobre as operadoras de TV por assinatura ainda é relevante na disputa pelo mercado de banda larga.
Outro dado inédito trazido pelo Atlas é a comparação, estado a estado, do market share dos serviços de TV paga terrestres (Cabo e MMDS) com o serviço de DTH.

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Os principais destaques da análise do mercado de TV paga estão disponíveis para download no site TELETIME. A versão impressa integral do Atlas Brasileiro de Telecomunicações pode ser obtida pelo email assine@teletime.com.br ou pelo telefone (11) 3138-4621.

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