Conectividade LEO estará em 20% das maiores empresas da América Latina até 2028

Foto: Reprodução/AST SpaceMobile

Até 2028, 20% das 5 mil maiores empresas da América Latina integrarão conectividade de satélites de órbita terrestre baixa (LEO), de acordo com pesquisa da consultoria especializada em tecnologia IDC. De acordo com a entidade, a integração será responsável por criar estrutura de serviço unificada, com redes mais resilientes.

Segundo a IDC, a região geográfica já começa a observar a formação de alianças de longo prazo unindo os conjuntos de satélites LEO com as redes móveis de empresas que fornecem serviços de telecomunicação. O objetivo por trás disso é ampliar a cobertura e eficiência das estruturas de comunicação sem fio, permitindo que diferentes organizações ofereçam serviços em maior escala e com melhor qualidade.

A justificativa do estudo é de que organizações em setores específicos, como agropecuária e mineração, por exemplo, vão explorar cada vez mais aplicações que exijam uma opção de conectividade via satélite com menor latência (na faixa de 20 a 50ms), como parte de suas escolhas de acesso de alta velocidade em localidades remotas. Para isso, a consultoria ressaltou a importância de identificar aplicações ideias para rodarem sobre conexões satelitais do tipo LEO.

Notícias relacionadas

A consultoria também orientou que as empresas investiguem aplicações de internet das coisas (IoT) e redes privativas móveis que não necessitem de conexão sempre ativa e crítica, no caso de locais remotos.

Impacto

"A conectividade será essencial para alcançar tudo que estamos prevendo. Ela deve ser parte essencial da estratégia de mundo digital das empresas. […] E qual impacto que isso gera em torno da TI? É justamente a criação de novas aplicações inteligentes", destacou o vice-presidente e consultor de estratégias da IDC Latin America, Alejandro Floreán.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!