Câmara aprova MP dos Tablets

O plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória 534/111, que reduz a zero o PIS e a Cofins incidentes sobre a venda de tablets produzidos no Brasil. A matéria, aprovada na forma do projeto de lei de conversão da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), será analisada ainda pelo Senado. Segundo o Ministério das Comunicações, a isenção pode significar uma redução de até 31% no preço do produto produzido no Brasil. 
A aprovação foi conseguida após um acordo entre os líderes dos partidos e a relatora Manuela D’ávila (PCdoB-RS) que resultou na retirada dos pontos sobre o qual não houve acordo. A deputada desistiu de medidas que permitiriam que a Ceitec – empresa pública federal com sede em Porto Alegre que fabrica semicondutores e chips – abrisse subsidiárias no Brasil e no exterior.

Notícias relacionadas
O trecho retirado também previa que o Executivo poderia editar, por decreto, um regulamento simplificado para licitações. O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), protestou. "Criar um regime especial de licitações para o Ceitec não tinha o menor cabimento, assim como não tem o menor cabimento a falta de agilidade e de eficiência dessa estatal."
Segundo a relatora, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, comprometeu-se a enviar o tema por meio de outra medida provisória em 60 dias.“O governo reconheceu a necessidade de aperfeiçoar a estrutura da empresa para que ela continue a produzir semicondutores”, afirmou D'ávila.
Outros pontos retirados são novos incentivos fiscais para empresas de software investirem na qualificação de seus empregados e mudanças na estrutura da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), também ligada ao MCT. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!