5G no Brasil completa um ano com velocidade média de 446 Mbps

Velocidade do 5G. Foto: Christoph Scholz/Flickr

A Anatel divulgou nesta quinta-feira, 6, um consolidado sobre o primeiro ano de operação do serviço 5G no Brasil a partir da faixa de 3,5 GHz. Em sua fase inicial, o recurso entregou velocidade média de download de 446,9 Mbps para usuários da tecnologia.

Os dados de performance são provenientes da medidora Ookla e decorrentes de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Anatel e a empresa. "O atual patamar é superior à média de países europeus e dos Estados Unidos", assinalou a agência, ao divulgar os números. Além do download, a velocidade média de upload do 5G brasileiros seria de 33,60 Mbps.

Ainda segundo a Anatel, a quinta geração do serviço móvel está em operação em 184 cidades na faixa de 3,5 GHz, compreendendo 12.573 mil estações da tecnologia. O número de municípios difere do divulgado pelas principais operadoras do País na última quarta-feira (150 cidades cobertas), mas também indica instalação em ritmo mais veloz do que as metas definidas pelo governo.

Notícias relacionadas

"As prestadoras de telefonia móvel vencedoras dos lotes de 3,5 GHz em âmbito nacional deveriam ativar, até o segundo semestre do ano passado 1.896 estações apenas em capitais. O número de estações licenciadas em capitais, entretanto, já é mais de cinco vezes maior, chegando a 9.481 estações, o que representa densidade de 6,25 estações para cada 100 mil habitantes, frente à meta de 1,25 exigida pelo Edital", destacou a Anatel.

Dessa forma, a quantidade de estações atualmente licenciadas ultrapassaria os compromissos de adensamento definidos para julho de 2024, segundo as contas da agência. Vale lembrar que o 3,5 GHz para ativação dos serviços 5G está disponível em 1.610 municípios, onde a limpeza da faixa já foi concluída. Nestas praças (veja mapa abaixo), a decisão de ligar o sinal depende das estratégias comerciais de cada operadora.

Municípios liberados


Usuários e aparelhos

Até o final de maio, existiam 10,1 milhões de consumidores que utilizavam o 5G. Para usufruir da tecnologia, contudo, o assinante deve possuir um aparelho celular com suporte à quinta geração, além de plano de serviço que inclua o serviço.

Até o momento, 125 modelos de smartphones compatíveis já foram homologados pela reguladora brasileira de telecomunicações, sendo 39 deles ao longo de 2023. "A Anatel tem verificado uma evolução rápida na homologação dos dispositivos com suporte ao 5G a cada ano", comemorou a agência. Entre as principais fabricantes de celulares 5G estão Samsung, Motorola, Xiaomi e Apple.

Ainda sobre o total de aparelhos, 101 possuem suporte ao modo SA (standalone) do 5G, em adição ao modo NSA (non-standalone). Outros 24 só possuem esta última função.

Desafios

O Ministério das Comunicações também destacou nesta quinta-feira o aniversário de um ano da ativação do 5G em 3,5 GHz. Além de apontar as mais de 12,5 mil estações licenciadas, a pasta notou que a implementação do recurso ainda enfrenta desafios.

"Para ampliar a oferta da tecnologia, faz-se necessária a instalação de um maior número de antenas. Por isso, apesar de amparadas pela legislação federal, é importante atualizar as regulamentações municipais para agilizar e facilitar a implantação da nova tecnologia, garantindo segurança jurídica e a prestação do serviço de qualidade para a população", declarou o MCom, em nota. (Com informações das assessorias de comunicação da Anatel e do MCom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!