5G completa um ano presente em 150 cidades, destaca Conexis

Foto: Christoph Scholz

A ativação do 5G no espectro de 3,5 GHz está completando um ano nesta primeira semana de julho com cerca de 10 milhões de usuários da tecnologia no Brasil e 150 cidades cobertas, destacou a Conexis Brasil Digital nesta quarta-feira, 5.

Segundo a entidade que representa as principais operadoras do País, os números mostram rápido avanço da tecnologia e interesse da população no serviço. "O 5G chegou a 10 milhões de usuários em 11 meses, enquanto o 4G demorou 26 meses para alcançar a mesma marca", nota a Conexis. A associação também aponta que as operadoras têm disponibilizado o 5G em ritmo além das metas fixadas pela Anatel no leilão de 2021.

"Chegamos a um ano de implantação da nova tecnologia com mais de 150 cidades atendidas. Pelo edital, as operadoras só tinham obrigação de atender as capitais [até o momento], mas além das 27 capitais já instalamos 5G em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes", afirmou o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Notícias relacionadas

Por enquanto, as operadoras entendem que o avanço do 5G já pode ser comprovado com navegações mais rápidas na banda larga móvel. Em paralelo, a Conexis também coloca que atributos do recurso (como menor latência e maior número possível de dispositivos conectados) devem resultar na criação de novas aplicações.

Entraves

A tecnologia 5G, contudo, ainda enfrenta desafios para sua expansão – incluindo leis de antenas desatualizadas nos municípios. "As cidades precisam atualizar suas leis municipais, adequando-as à Lei Geral de Antenas, para permitir um licenciamento mais rápido e simplificado", destacou Ferrari.

Neste sentido, um levantamento da iniciativa Conecte 5G aponta que entre as 155 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, metade delas (77) tem leis desfavoráveis ou não possuem legislação específica para a instalação de antenas, ao passo que outras 24 têm legislação específica, mas que ainda demandam ajustes para ter mais aderência à Lei Geral de Antenas federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!