A Claro deve instalar 75 torres para Internet móvel no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até o fim de 2023, como parte de uma parceria firmada com a Áster Máquinas, do setor agrícola.
O projeto ao lado da empresa – que é representante da fabricante de máquinas agrícolas John Deere – também conta com participação da Embratel (braço B2B da tele) e da empresa de soluções e serviços Sol Internet of People, revelou a subsidiária da Claro para o segmento corporativo.
A previsão é que cerca de 3 milhões de hectares sejam cobertos em áreas onde a Áster atua nos dois estados do Centro-Oeste, indicou a Embratel. Com as 75 torres implementadas pela Claro, mais de 700 mil famílias podem ser beneficiadas pela cobertura na região.
"O objetivo é dar condições para que o nosso cliente possa aproveitar ao máximo as informações e dados dos nossos maquinários, transformando-os em conhecimento e dando as condições ideais para que ele possa tomar a melhor decisão agronômica", explicou o presidente da Áster Máquinas, Luiz Piccinin, em comunicado.
A parceria com a Claro foi anunciada em meio à feira Parecis SuperAgro, realizada no Mato Grosso. Em 2020, a operaodra, a Embratel, a John Deere Brasil e a Sol Internet of People já haviam anunciado colaboração para implementar agricultura 5.0 no campo em modelo sem investimentos do produtor em infraestrutura de telecom.