Algar Telecom realiza testes com HSPA+

A Algar Telecom está realizando testes com HSPA+ em dez sites de Uberlândia/MG. Assim que concluí-los, o que deve acontecer ainda neste semestre, a empresa planejará onde e como implementará a nova rede. É provável que o lançamento comercial aconteça no segundo semestre. Os equipamentos em teste são da Huawei, mesma fornecedora de infraestrutura 3G da operadora. "Só precisaremos trocar o software", afirma o coordenador de produtos da Algar Telecom, Aldebaran de Oliveira.
O HSPA+ será usado inicialmente para oferta de banda larga móvel. Para esse fim, a Algar Telecom está testando modems fornecidos pela Huawei. A princípio será usada a versão de HSPA+ que atinge uma velocidade de até 21 Mbps usando uma única portadora. A versão de 42 Mbps com duas portadoras não está sendo testada pela operadora.
LTE

Notícias relacionadas
A Algar não sabe quando fará testes com LTE visando o leilão de 2,5 GHz. "No momento, nosso pessoal está totalmente focado em HSPA+", justifica Oliveira. "Mas será inevitável ir para o LTE no futuro", reconhece. O executivo cogita até mesmo reaproveitar a frequência de 1.800 MHz para LTE, mas admite que seria uma tarefa difícil migrar os assinantes de 2G para 3G.
Banda H
Com relação às licenças de banda H adquiridas pela Algar Telecom no fim do ano passado, a empresa está terminando seu planejamento sobre onde e quando montar sua rede. A licença vale para aproximadamente 200 localidades nos DDDs 34, 35 e 37. Em algumas delas a Algar será a quinta entrante de telefonia celular em SMP. É o caso de Poços de Caldas/MG, que hoje é servida por Vivo, TIM, Claro e Oi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!