A Nokia divulgou nesta quarta-feira, 6, uma pesquisa sobre como será o entretenimento do brasileiro no futuro. A necessidade de procurar assuntos de interesse, compartilhar conteúdos e se conectar a comunidades virtuais serão os principais pilares de entretenimento para os próximos cinco anos. A pesquisa foi encomendada pela Nokia ao The Future Laboratory e foi realizada com 9 mil pessoas em 17 países.
O Brasil, segundo a pesquisa, está seguindo os passos de países como Estados Unidos e Reino Unido, onde cresce rapidamente o percentual de pessoas que ganham dinheiro com a internet. No Brasil, 10% dos entrevistados são pagos por colocarem filmes e vídeos na web e 15% ocasionalmente ganham a vida no Second Life. O levantamento apontou também que 42% das pessoas entre 18 e 34 anos colocam conteúdo na internet a partir de um celular. Na mesma faixa etária, 18% atualizam seus blogs usando seus celulares. A expectativa é de que, impulsionados pela disseminação da tecnologia 3G no País, esses acessos cresçam significativamente.
Globalmente, a principal tendência apontada pelo estudo é de que até 2012, 25% do entretenimento consumido pelas pessoas terá sido criado, editado e compartilhado dentro de seus círculos de relacionamento em vez de virem dos grupos tradicionais de mídia, fenômeno conhecido como ?entretenimento circular?.
Mercado