Qualcomm aposta em banda não licenciada com LTE

A Qualcomm reforçou sua estratégia de promover conectividade sobretudo para a Internet das Coisas. O presidente da companhia, Derek Aberle, ressaltou que há necessidade de espectro, mas que novas tecnologias estão procurando contornar isso, como no caso do 4G em acesso com banda não licenciada, o LTE-U. "Fizemos testes e acreditamos que será um meio mais eficiente de utilizar espectro não-licenciado", contou nesta segunda-feira, 5, na CES 2015, em Las Vegas. "Estamos vendo a necessidade de operadoras utilizarem todo o espectro disponível, incluindo o não-licenciado. Vemos como oportunidade para canais suplementares", explica o executivo, citando aplicações em redes heterogêneas com small cells.

Incentivou ainda o uso do Wi-Fi em tecnologia de múltiplo input (MIMO) no padrão 802.11ac e até o .11ad. A companhia afirmou ter parceria com empresas como D-Link, Nec, TP-Link, Xiaomi e Acer para fornecer a tecnologia de acesso simultâneo. A Qualcomm também apresentou a primeira solução triband Wi-Fi, o Qualcomm Vive, que utiliza banda de curto alcance de 60 GHz e dois tipos de 802.11ac. "Com isso dá para transmitir vídeo 4K", ressalta o presidente da companhia, Derek Aberle. "Quando se pensa em tecnologia de 60 GHz, o vídeo pode ser transmitido para a TV em poucos minutos", garante.

Notícias relacionadas

A companhia reforçou ainda parceria para mobile health com a rede de drogarias Walgreens e o laboratório Novartis para otimizar os testes clínicos, utilizando a plataforma de monitoramento de saúde da Qualcomm, a 2Net.

A Qualcomm apresentou também seu processador de última geração para dispositivos móveis, o Snapdragon 810. O componente, que conta com LTE com suporte ao Cat 10, para 400 Mbps de downlink e 100 Mbps de uplink, já começa a chegar a dispositivos este ano: o primeiro é o LG GFlex 2, anunciado também na feira em Las Vegas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!