Anatel apresenta mais esclarecimentos ao TCU

A tarefa da Anatel de convencer o Tribunal de Contas da União (TCU) de que realizou um bom trabalho na análise da compra da Brasil Telecom pela Oi continua. Nessa segunda-feira, 5, a agência reguladora entregou à Secretaria de Fiscalização de Desestatização (Sefid) material prestando novos esclarecimentos sobre o processo de análise da anuência prévia. A documentação deu entrada por meio de dois ofícios: um em nome da própria Anatel e outro em nome do presidente, embaixador Ronaldo Sardenberg.
A Sefid confirmou que a papelada contém novas informações sobre o processo de aprovação da BrOi, mas não divulgou detalhes. A Anatel já havia prestado esclarecimentos ao TCU no ano passado, quando o tribunal embargou por um dia a deliberação sobre a anuência prévia para a operação. Apesar de o ministro Raimundo Carreiro, responsável por emitir a cautelar que paralisou a análise, ter voltado atrás da medida, o TCU continua investigando a atuação da Anatel no caso.
Há suspeitas de que a operação possa prejudicar a competição no setor de telecomunicações, trazendo danos para os consumidores e para o erário público. Enquanto a cautelar estava válida, a Anatel apresentou ao TCU o estudo técnico produzido para o caso, onde há uma análise preliminar dos efeitos concorrenciais da união das concessionárias. A documentação, porém, não foi considerada suficiente pelo ministro Carreiro para esclarecer todos os tópicos levantados pela cautelar.

Notícias relacionadas
Por isso, apesar do impedimento ter sido derrubado, o ministro decidiu que a fiscalização da Sefid continuará sobre este caso, daí a apresentação de novos argumentos por parte da autarquia. Por enquanto não há previsão de julgamento do mérito do processo pelo plenário do TCU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!