Huawei desenvolve roteador Wifi gerenciado exclusivo para ISPs

Roteador Huawei AX3S, desenvolvido exclusivamente para atender demandas do mercado de ISPs no Brasil. Imagem: Divulgação/Huawei

Para atender à demanda de provedores nacionais, a Huawei desenvolveu um roteador WiFi 6 exclusivo para Brasil. O equipamento, chamado de AX3S e que a princípio só será comercializado para distribuidores dos ISPs, suporta até 3 Gbps de velocidade e conta com ferramentas dedicadas aos provedores.

Por conta disso, o foco do recurso são os planos de alta velocidade. Na banda de 5 GHz, são até 2.202 Mbps e 575 Mbps nos 2,4 GHz – em cada uma das duas podem ser conectadas até 128 dispositivos simultaneamente. A Huawei também embarcou no produto tecnologia que permite formar uma rede mesh com outros roteadores, inclusive de outras marcas – desde que esses suportem o recurso.

Os roteadores estarão disponíveis a partir de dezembro a partir da Connectoway e FiberX. De acordo com a Huawei, em janeiro o AX3S também será distribuído pela Agora e Fujioka. Como mencionado, o modelo fica reservado para B2B e não há planos recentes de venda para o mercado de consumo.

Notícias relacionadas

Demandas dos provedores

Com o equipamento, as operadoras poderão ter, por exemplo, gerenciamento remoto do aparelho. A funcionalidade serve para que as teles consigam realizar um diagnóstico na máquina à distância e verificar se um problema precisará ou não da visita da visita de um técnico até a casa do cliente final. Segundo a companhia, esse tipo de abordagem visa reduzir custos operacionais e otimizar o suporte.

Outro destaque é espécie de backup que permite configuração em massa dos dispositivos da companhia. "Com o arquivo salvo [os provedores] conseguem aplicar isso a todos os outros roteadores, não precisando acessar e fazer uma configuração novamente", explicou o gerente de produtos da Huawei, Murillo Marques. A funcionalidade não é exclusiva do modelo lançado no Brasil e já estava disponível em outros equipamentos da empresa.

"O Brasil tem milhares de provedores espalhados pelo País. Provedor pequeno, médio, grande… Cada um deles tem uma configuração específica", explicou Marques ao TELETIME

Com a atribuição de parâmetros individuais, os roteadores permanecem configurados mesmo após um caso de reset por parte do usuário. "Para o provedor de Internet, isso evita que o usuário, por erro humano, possa mexer em alguma configuração pré-definida do provedor e altere [algo que] possa prejudicar o roteador. Então o usuário vai ter somente acesso ao nível admin, enquanto o nível room fica a cargo do provedor de Internet, para ter acesso às informações mais restritas do roteador", informou Marques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!