MediaTek lança plataforma de referência para dispositivos vestíveis e IoT

A MediaTek anunciou nesta quinta-feira, 5, a plataforma LinkIt para dispositivos vestíveis (wearable devices) e Internet das Coisas (IoT). Trata-se de um  sistema no chip (SoC) de desenvolvimento integrado de referência projetado especialmente para promover as duas tendências, permitindo a criação de produtos e soluções. A iniciativa é parte do MediaTek Labs, que visa estimular e apoiar a criação de dispositivos vestíveis e de IoT baseados na plataforma recém-anunciada.

De acordo com a empresa, o SoC Aster, integrado no LinkIt, é o menor chipset  projetado especificamente para wearable devices, com 5,4 x 6,2 mm. A plataforma promove sinergia entre microprocessador e módulos de comunicação e sua arquitetura modular de software proporciona flexibilidade aos desenvolvedores. Os sistemas podem receber atualizações over-the-air para aplicativos, algoritmos e drivers que permitem o recurso "push and install” da MediaTek a partir de telefones ou computadores.

Notícias relacionadas

A empresa está liberando o kit de desenvolvimento de software (SDK) para plataformas Arduino e VisualStudio, com suporte para Eclipse previsto para o quarto trimestre deste ano. A placa LinkIt terá também um kit de desenvolvimento de hardware (HDK). A companhia anunciou ainda uma parceria com a gigante da Internet chinesa Baidu para IoT e com a Gameloft para o desenvolvimento de novos games baseados em wearables.

Dispositivos

A MediaTek anunciou na quarta-feira, 4, durante a feira Computex, em Taipei, um memorando de entendimento (MOU) com a fabricante de hardware taiwanesa Acer para tecnologias vestíveis e baseadas em cloud. A ideia é juntar forças para trabalhar na solução Build Your Own Cloud (BYOC), ecossistema que deverá ser usado justamente com o LinkIt para os wearables e para a Internet das Coisas.

Na mesma ocasião, a Acer anunciou a pulseira inteligente Liquid Leap, com sensores de atividades físicas (passadas, distâncias de corridas, queima de calorias e ciclos de sono), além de trazer funções de controle de música e notificações de chamadas e SMS do smartphone Liquid Jade, também anunciado na quarta. A pulseira tem uma tela sensível ao toque e se conecta por meio de Bluetooth 4.0. Já o smartphone Liquid Jade tem tela de 5 polegadas com tecnologia IPS e câmera de 13 megapixels com foco de 0,3 segundo e abertura F1.8. De acordo com a Acer, ele é equipado com o Android KitKat, assim como as versões Liquid E700, Liquid E600, Liquid X1 e Liquid Z200, também apresentadas em Taipei. A empresa lançou ainda o Iconia Tab 8, tablet de 8 polegadas com processador quad-core Intel Atom Z3745.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!