O Tribunal de Contas da União criou um Núcleo de Inteligência Artificial (NIA) para "desenvolver e implementar soluções" com a tecnologia, aproveitando a automação para melhorar a gestão pública e o atendimento ao cidadão. O órgão comunicou nesta sexta-feira, 5, a criação com o objetivo de orientar e fomentar o uso responsável e ético da IA nas atividades.
A equipe, formada por profissionais "capacitados e multidisciplinares", integra a Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid). O NIA deverá promover uma cultura da inovação e aprendizado contínuo sobre a inteligência artificial, promovendo cursos, palestras, workshops e outras atividades de capacitação e disseminação de conhecimento e boas práticas.
Segundo o Tribunal, "um dos benefícios esperados com a ampliação do uso de inteligência artificial e aprendizagem de máquina (diretriz corporativa do eixo Tecnologia da Informação) é fazer frente à diminuição da força de trabalho no TCU, permitindo que a instituição tenha ganhos de qualidade com alta produtividade em áreas de maior demanda de controle externo, como instrução de tomada de contas especial e de atos de pessoal".
As competências do Núcleo de Inteligência Artificial no âmbito do TCU são:
- Atuar na recomendação, pesquisa, avaliação, definição, tomada de decisões e no fornecimento de novas soluções que são ou possam ser providas por inteligência artificial;
- Auxiliar na orientação aos usuários do Tribunal sobre o uso dos serviços de inteligência artificial;
- Promover e apoiar iniciativas de comunicação, disseminação, adoção de boas práticas e lições aprendidas pelas equipes de projetos no uso de soluções relacionadas à inteligência artificial;
- Prover, em conjunto com as demais unidades da secretaria, soluções de mineração de dados, aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, entre outros métodos de análise de dados; e
- Normatizar os padrões de uso dos serviços de inteligência artificial.