O grupo Abril decidiu realizar uma grande reformulação em sua estratégia de distribuição de conteúdo móvel este ano. A proposta é ter uma atuação que interligue diversos meios (SMS, MMS, aplicativos, wap sites etc) e que esteja presente em variados dispositivos móveis, desde um celular low end até um iPad. "Queremos levar informação e entretenimento para celular e qualquer outro dispositivo móvel. É uma estratégia 360 graus e com cross selling entre os produtos", explica a chief mobile officer do grupo Abril, Sandra Jimenez.
Como parte da nova estratégia, a empresa lança esta semana a marca +Mob, que servirá como uma marca "guarda-chuva" para todos os serviços do grupo em dispositivos móveis. Para divulgar a novidade, a Abril investirá fortemente em mídia. "Será o maior investimento já feito pela companhia para a divulgação de serviços móveis. E não estou contando a mídia interna, nos veículos do grupo", esclarece Sandra. A agência F.biz foi contratada para cuidar do plano de mídia da marca +Mob na internet e no celular. A F.biz é também a responsável pela conexão dos serviços da Abril às operadoras brasileiras.
A Abril tem hoje 20 canais SMS, com conteúdo gerado por diversas revistas do grupo. Atualmente, esses canais somam 500 mil assinantes. Com o esforço de divulgação do +Mob e as ações de cross selling, a meta é alcançar 2,5 milhões de assinantes até o fim do ano.
Aplicativos e MMS
Uma das grandes apostas do grupo está em aplicativos móveis. Até agora, a Abril lançou três apps ("Comer e beber", "Brasileirão 2009" e "MTV ao vivo") que juntos somam mais de 200 mil downloads. Segundo Sandra Jimenez, o patrocínio de aplicativos é hoje a maior receita da empresa no mundo móvel. A proposta em 2010 é lançar pelo menos mais dez aplicativos para diferentes plataformas, como iPhone, RIM OS e Symbian. Dentre as novidades estarão os aplicativos da Veja São Paulo, da Copa do Mundo e da copa Libertadores da América. A meta é registrar este ano entre 400 e 600 mil downloads de aplicativos.
Depois da Copa do Mundo, a Abril pretende diversificar sua atuação em produtos MMS. Hoje, seu principal é a oferta de conteúdo white label para o serviço "Vivo Foto Notícias", da Vivo. A ideia é criar produtos com as marcas dos veículos do grupo.
Tela Viva Móvel
A executiva do grupo Abril participará do 9o Tela Viva Móvel, evento organizado pela Converge Comunicações e que será realizado nos dias 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A executiva dará uma palestra intitulada "De olho nos tablets e smartbooks". Mais informações: www.telavivamovel.com.br