Os dados da banda larga fixa em outubro apontaram a Vivo liderando as adições de novos assinantes e também uma expansão dos grupos com mais de 1 milhão de clientes. Agora são sete operadoras no patamar, com a inclusão da Desktop e da união entre Vero e Americanet.
Ao todo, 49,2 milhões de acessos foram reportados por provedoras à Anatel. Os dados ficaram 0,2% abaixo da marca de setembro (retificada na nova divulgação), mas nos dois casos foram identificadas inconsistências – como uma microempresa que indicou possuir mais de 1,7 milhão de acessos. Vale notar que a subnotificação é outra questão que costuma afetar a base de dados da banda larga da Anatel.
Dessa forma, é difícil estimar com precisão qual o saldo de adições da banda larga em 2023 – oficialmente, seriam 3,8 milhões até outubro, mas os números podem estar distorcidos. Apenas no mercado de fibra óptica – que tem 35 milhões de acessos reportados -, são cerca de 3,3 milhões de adições líquidas no ano.
Grandes grupos
Entre os grandes grupos, o destaque foi a Vivo – que somou 40 mil adições no mês de outubro, para 6,67 milhões de assinantes, liderando também no ano (veja o gráfico). Na fibra óptica foram 69 mil adições, compensando a queda em tecnologias legadas e levando a base óptica da tele para 6 milhões. A Vivo é líder no mercado brasileiro de fibra.
Grupo | Adições no acumulado de 2023 | Total de acessos |
---|---|---|
Claro | 172 mil | 9,9 milhões |
Vivo | 198 mil | 6,6 milhões |
Oi | – 232 mil | 4,8 milhões |
Alloha Fibra | 160 mil | 1,5 milhão |
Brisanet | 167 mil | 1,2 milhão |
Desktop | 196 mil | 1 milhão |
Vero * | 92 mil | 834 mil |
Algar | 23 mil | 809 mil |
TIM | 84 mil | 806 mil |
Unifique | 110 mil | 716 mil |
* Vero + Americanet | 98 mil | 1,44 milhão |
A líder da banda larga como um todo é a Claro, que adicionou 15 mil acessos em outubro, para 9,92 milhões. Na fibra a empresa também teve bom número de adições: 41 mil, para base óptica de 1,21 milhão e que segue crescendo.
Já a Oi teve números negativos nas duas bases: foram 51 mil desconexões líquidas no total das tecnologias, para 4,82 milhões. Mesmo na fibra – foco estratégico da tele – houve 29 mil acessos a menos, para base de 4,31 milhões. A empresa já explicou que as regiões onde é forte foram afetadas mais do que a média pelas condições de mercado e que a própria Oi adotou políticas de aquisição de clientes mais restritivas.
Fora dos grandes grupos, a holding Alloha Fibra somou 7 mil novos acessos em outubro (para 1,53 milhão) e a Brisanet, 10 mil (para 1,26 milhão). As duas PPPs com mais de um milhão de clientes na banda larga ganharam novas companheiras: Desktop e Vero/Americanet.
No primeiro caso, a marca destacada aqui por TELETIME foi atingida com a ajuda de aquisições ao longo do ano; em outubro a Desktop teve adições orgânicas na casa dos 6 mil. Já com as compras, são 196 mil adições no acumulado do ano. Apenas Vivo (198 mil adições líquidas) tem números maiores em 2023 até aqui.
Já a Vero e Americanet somaram juntas 1,44 milhão de clientes em outubro: 834 mil da primeira e 610 mil da segunda. Na última sexta-feira, 1º, as duas empresas anunciaram a conclusão da fusão anunciada em julho; do ponto de vista comercial as adições estiveram na casa dos 3 mil na Vero e levemente negativas na Americanet em outubro.
A Unifique é outro grupo que teve adições praticamente estáveis em outubro (menos de mil), enquanto Algar (4 mil) e TIM (10 mil) ampliaram suas novas vendas na comparação com setembro.