Vivo lidera banda larga em outubro; sete empresas têm mais de 1 milhão de clientes

Os dados da banda larga fixa em outubro apontaram a Vivo liderando as adições de novos assinantes e também uma expansão dos grupos com mais de 1 milhão de clientes. Agora são sete operadoras no patamar, com a inclusão da Desktop e da união entre Vero e Americanet.

Ao todo, 49,2 milhões de acessos foram reportados por provedoras à Anatel. Os dados ficaram 0,2% abaixo da marca de setembro (retificada na nova divulgação), mas nos dois casos foram identificadas inconsistências – como uma microempresa que indicou possuir mais de 1,7 milhão de acessos. Vale notar que a subnotificação é outra questão que costuma afetar a base de dados da banda larga da Anatel.

Dessa forma, é difícil estimar com precisão qual o saldo de adições da banda larga em 2023 – oficialmente, seriam 3,8 milhões até outubro, mas os números podem estar distorcidos. Apenas no mercado de fibra óptica – que tem 35 milhões de acessos reportados -, são cerca de 3,3 milhões de adições líquidas no ano.

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Grandes grupos

Entre os grandes grupos, o destaque foi a Vivo – que somou 40 mil adições no mês de outubro, para 6,67 milhões de assinantes, liderando também no ano (veja o gráfico). Na fibra óptica foram 69 mil adições, compensando a queda em tecnologias legadas e levando a base óptica da tele para 6 milhões. A Vivo é líder no mercado brasileiro de fibra.

GrupoAdições no acumulado de 2023Total de acessos
Claro172 mil9,9 milhões
Vivo198 mil6,6 milhões
Oi– 232 mil4,8 milhões
Alloha Fibra160 mil1,5 milhão
Brisanet167 mil1,2 milhão
Desktop196 mil1 milhão
Vero *92 mil834 mil
Algar23 mil809 mil
TIM84 mil806 mil
Unifique110 mil716 mil
* Vero + Americanet98 mil1,44 milhão

A líder da banda larga como um todo é a Claro, que adicionou 15 mil acessos em outubro, para 9,92 milhões. Na fibra a empresa também teve bom número de adições: 41 mil, para base óptica de 1,21 milhão e que segue crescendo.

Já a Oi teve números negativos nas duas bases: foram 51 mil desconexões líquidas no total das tecnologias, para 4,82 milhões. Mesmo na fibra – foco estratégico da tele – houve 29 mil acessos a menos, para base de 4,31 milhões. A empresa já explicou que as regiões onde é forte foram afetadas mais do que a média pelas condições de mercado e que a própria Oi adotou políticas de aquisição de clientes mais restritivas.

Fora dos grandes grupos, a holding Alloha Fibra somou 7 mil novos acessos em outubro (para 1,53 milhão) e a Brisanet, 10 mil (para 1,26 milhão). As duas PPPs com mais de um milhão de clientes na banda larga ganharam novas companheiras: Desktop e Vero/Americanet.

No primeiro caso, a marca destacada aqui por TELETIME foi atingida com a ajuda de aquisições ao longo do ano; em outubro a Desktop teve adições orgânicas na casa dos 6 mil. Já com as compras, são 196 mil adições no acumulado do ano. Apenas Vivo (198 mil adições líquidas) tem números maiores em 2023 até aqui.

Já a Vero e Americanet somaram juntas 1,44 milhão de clientes em outubro: 834 mil da primeira e 610 mil da segunda. Na última sexta-feira, 1º, as duas empresas anunciaram a conclusão da fusão anunciada em julho; do ponto de vista comercial as adições estiveram na casa dos 3 mil na Vero e levemente negativas na Americanet em outubro.

A Unifique é outro grupo que teve adições praticamente estáveis em outubro (menos de mil), enquanto Algar (4 mil) e TIM (10 mil) ampliaram suas novas vendas na comparação com setembro.

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