Mercado móvel ganha 1,2 milhão de linhas em outubro; pós-pago puxa alta

O mercado móvel acelerou no mês de outubro, com mais de 1,27 milhão de novas ativações em todo o Brasil. Este foi o melhor resultado do ano para o setor. Os responsáveis pela alta foram as linhas tradicionais de celular, também chamadas de "padrão" – nomenclatura que exclui as tecnologias M2M e PoS.

De acordo com a Anatel, as operadoras ativaram 978 mil novas linhas de celular tradicionais em outubro. O resultado é 167% maior que o observado no mês de setembro, quando o mercado teve acréscimo de 366 mil assinantes no "padrão".

Quando se olha para todas categorias de produtos juntos (padrão, M2M e PoS), as operadoras de telecom somaram 254,2 milhões de acessos ativos em outubro – alta de 0,5%. Para efeito de comparação, esse valor era de 252,9 milhões em setembro.

Notícias relacionadas

Pós-pago e pré-pago

Nunca antes o Brasil teve tantas linhas pós-pagas. Considerada o ativo mais relevante para as operadoras, essa modalidade fechou o mês de setembro com 1,05 milhão de novas assinaturas – totalizando 104,3 milhões de acessos do tipo no Brasil. O mais próximo desse número foi em outubro de 2022, quando a Anatel registrava 104,3 milhões de acessos no pós.

Entre as grandes operadoras, a Vivo foi a que mais ganhou clientes no pós em outubro: 672 mil clientes. Em segundo lugar ficou a Claro, seguida pela TIM – com 292 mil e 80 mil novos acessos, respectivamente.

Na contagem geral com pré e pós somados juntos, a TIM foi a única operadora que fechou outubro no negativo. A redução da companhia foi de 93 mil acessos, já que mais de 173 mil linhas pré-pagas foram desativadas. Por outro lado, a Claro, teve 341 mil linhas a mais no consolidado do mesmo mês, enquanto a Vivo teve 711 mil linhas a mais nas duas modalidades.

5G cresceu 9,2%

Segundo a Anatel, o número de assinantes na quinta geração da tecnologia móvel passou de 17,5 milhões no Brasil, graças à adição de 1,4 milhão de acessos à rede em outubro. Isso é um acréscimo de 9,2% em relação ao período anterior, menos acelerado que os 15,3% registrados em agosto.

Em outubro, a TIM liderou a adição de novos clientes 5G: 607 mil a mais. Na metade daquele mês, a companhia liberou um "test drive" para que clientes de outras operadoras pudessem testar a rede móvel da empresa. Vivo e Claro somaram, respectivamente, 499 mil e 370 mil novos assinantes 5G.

No quadro geral das operadoras, o total de acessos 5G por operadora é de 6,6 milhões na Vivo; 6,5 milhões na Claro; e 4,3 milhões na TIM.

Internet das Coisas

Os acessos de comunicação do tipo machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (também chamados de PoS, que estão em máquinas de cartão, por exemplo) cresceram em ritmo mais lento em outubro. Nesse período, o setor ganhou 292 mil novas linhas para IoT, totalizando 42,3 milhões de linhas.

A líder do segmento, Vivo, fechou outubro com 15,7 milhões de acessos – após adicionar 141 mil novos chip M2M e PoS. Já a Claro encerrou o mês com 14,4 milhões (com 173 mil a mais) e a TIM, 5 milhões (+37 mil).

A Datora não teve aumento significativo na base de clientes IoT e se manteve com 2,3 milhões de linhas. Já a Algar perdeu novamente acessos em outubro e encerrou o mês com 3 milhões de acessos, após redução de 214 mil. A queda foi puxada pelas conexões PoS, que não pararam de cair na empresa desde janeiro deste ano. Já a NLT somou adições líquidas positivas de 96 mil no mês de outubro, passando os 800 mil acessos de IoT celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!